Topo

Marrom, laranja e dourado são cores ideais para madrinhas de outono

Cecília Leite

Do UOL, em São Paulo

27/03/2013 07h10

A madrinha de casamento precisa se dedicar muito mais ao visual escolhido para a ocasião do que uma convidada normal. Como ela normalmente fica em destaque no altar e também posa para muitas fotos ao lado dos noivos, é importante saber o que vestir para não fazer feio. Por isso, vale ficar de olho nas tendências de moda da estação. Já sabe o que vestir durante o outono, período de transição entre o clima chuvoso e quente do verão e o período frio e seco do inverno?

Em alguns casamentos, para facilitar, a própria noiva sugere o que a madrinha deve vestir. "Mas se a noiva não sugerir nada, para não correr o risco de errar, a decisão mais segura é perguntar antes para ela e decidir juntas como deve ser o look. Assim, uma madrinha não vai destoar das demais convidadas nem do clima do casamento", diz a estilista Lethicia Bronstein. A seguir, veja as melhores cores, tecidos e acessórios para usar na ocasião especial.

Cores de outono
Para escolher a cor da peça, é preciso levar em conta o gosto pessoal da madrinha, a personalidade da noiva e o ambiente em que vai ser realizado o casamento. "Algumas mulheres apostam em cores vivas para o outono, para quebrar um pouco do clima pré-inverno. Outras preferem não arriscar e seguem os tradicionais tons sóbrios e discretos, típicos da estação", diz Lethicia. Para a estilista, cores quentes e vivas são ideais para o outono, como amarelo, vermelho, lilás, verde e azul.

O estilista Geraldo Couto garante que, entre as cores mais queridinhas para usar durante o outono, estão os tons de marrom, laranja, vinho, dourado, verde e azul. Lembrando que madrinhas devem também fugir de tons muito claros, para não competir com a noiva. "Modelos off-white e nude causam polêmica. O melhor a fazer é perguntar para a noiva se está liberado usar cor clara no altar", avisa Leticia Lorentz, estilista da marca Barbara Bela.

Tecidos
Depois de decidir a cor, em seguida, é necessário definir o tecido para confeccionar a peça. "O georgete e o cetim de seda são tecidos atemporais, estão sempre na moda. Tules bordados e paetizados também são muito requisitados durante o outono", diz Leticia Lorentz. Para Elisa Lima, estilista da Trinitá, tecidos mais pesados como veludo, zibeline e o cetim duchese também são boas apostas para a estação.

"Com a chegada do outono, as madrinhas podem apostar em modelos com mangas de tule bordadas ou rendas abertas, que apesar de protegê-las do vento típico da estação, ainda deixam a pele à mostra e o efeito é muito bonito", diz Leticia.

Modelos
Vale lembrar que, acima do gosto pessoal da madrinha, o modelo do vestido precisa combinar com o estilo da festa. No entanto, os estilistas afirmam que as peças de mangas longas estão em alta. "Gosto dos modelos com mangas longas, mas não precisa ser um vestido muito fechado. Um bom decote nas costas em estrutura mais rígida cai bem. O outono também pede vestidos longos com fenda", diz Elisa. "Atualmente, estamos fazendo muitas madrinhas de manga longa, é uma tendência fortíssima. Fica chiquérrimo, super atual e prático, já que você pode deixar o xale em casa pois o próprio vestido já vai ajudar a proteger, caso faça frio", diz Camila Chain, estilista da Maison Kas.

Os modelos tomara que caia e decotados, típicos do verão, continuam valendo. Se a madrinha fizer questão de usar um xale --acessório coringa da estação por aquecer sem pesar no visual-- ela pode investir em um modelo tomara que caia e turbiná-lo com o acessório. "Além de elegante, o xale aquece, mas o ideal é usar um xale confeccionado em tecidos nobres ou bordados, precisa ter 'cara de festa'. Se o casamento for durante o dia, é possível trocar o xale por uma pashmina bem bonita", aconselha o estilista Geraldo Couto.