Topo

Chefs renomados dão sugestões de pratos para o menu de casamento

Mayara Alves

Do UOL, em São Paulo

19/04/2013 07h00

Um dos pontos altos ou, pelo menos, mais delicioso da festa de casamento é, sem dúvidas, o cardápio. Os convidados não sabem o que esperar, mas sempre imaginam um menu delicioso, com direito à entradinha, prato principal e muitos doces. E os noivos, como bons anfitriões, querem impressionar. Esse desejo de servir o melhor fez com que muitos chefs encontrassem uma boa oportunidade no mercado matrimonial.

Segundo a chef Neka Mena, da Neka Gastronomias, o número de noivos que procuram seus serviços de bufê aumentou significantemente. “E mais do que o estilo franco-americano, aquele clássico com mesa montada, o mais procurado tem sido o bufê servido em cumbuquinhas”, comenta a chef. Além de prático, as pequenas porções e o tamanho dos recipientes evitam a pausa do jantar ou do almoço, já que os convidados podem, inclusive, comer enquanto aproveitam a pista de dança e conversam entre si.

“Os noivos costumam querer sempre novidades”, conta a chef Renata Vanzetto, do restaurante Marakuthai.“Hoje, temos muitas opções diferentes na apresentação, que são capazes de transformar uma entrada clássica, por exemplo, em algo inusitado”, completa. O Marakuthai também promove recepções de casamento no próprio local.

Segundo a chef Tatá Cury, o mercado de casamento é exigente. No entanto, isso "faz com que seja um desafio muito prazeroso acompanhar seu crescimento e conseguir um resultado impecável".

Serviço personalizado
Mais do que um cardápio pronto oferecido pelos bufês, os pratos são escolhidos e combinados de acordo com o estilo da festa e dos noivos. “No primeiro contato, procuramos entender as preferências do casal e dos familiares. Se existem restrições alimentares, entre outros detalhes. Só então, sugerimos o cardápio mais adequado”, conta o chef Charlô Whately, do Buffet Charlô. Os preços dependem do cardápio escolhido e do número de convidados, mas costumam variar de R$ 120 a R$ 250 por pessoa. No álbum acima, veja sugestões que os chefs indicaram para servir no casamento.