Topo

Casamentos no Mês das Noivas pedem vestidos versáteis e mais elegantes

Cecília Leite

Do UOL, em São Paulo

08/05/2013 07h15

Escolher o vestido de noiva ideal durante maio, temporada conhecida como Mês das Noivas, não é fácil, pois a peça precisa ser versátil, já que a estação da vez é o outono e, portanto, o clima é bastante instável. "O vestido para o outono deve ser um pouco mais elaborado. Não é legal a noiva entrar na cerimônia vestindo um modelo muito nu quando o clima já está mais fresquinho", explica a estilista carioca Carol Hungria.

 

Para não errar, e esta dica vale para sempre, o vestido deve transmitir a personalidade da noiva e o modelo precisa estar de acordo com o estilo da cerimônia e da festa. Ainda assim, é mais seguro escolher um vestido que pode ser adaptado ao longo do casamento com a ajuda de peças destacáveis, transparências com renda e acessórios como xales e estolas. Com isso, é possível adaptá-lo a qualquer temperatura.

Para a noiva que vai se casar em maio, Gisele Dias, estilista da grife A Modista, aponta, principalmente, que é preciso definir, antes de tudo, se o local para o casamento será aberto ou fechado, por conta das mudanças climáticas de última hora. Depois de definir a identidade da festa, ficará mais fácil trabalhar o vestido dentro da proposta que o ambiente e a estação pedem. Algumas dicas valem especialmente para casamentos durante o outono. A seguir, veja dicas para elaborar o vestido de noiva ideal para um casamento em maio:

Tecido
Para Carol Hungria, os tecidos mais estruturados, como o tafetá italiano ou o cetim duchese, são uma boa pedida, já que não esquentam muito e, ao mesmo tempo, protegem do frio. "Indico também a renda chantily e o tule francês para dar leveza e proteção."

Mangas 3/4 em renda com transparências e decotes profundos rendados dão sensualidade à noiva, sem deixar que ela passe calor ou frio demais. Por isso, também vale abusar das transparências elaboradas em tule bem delicado, pois o tecido ajuda a proteger a pele.

Cor
Não é preciso se prender ao Mês das Noivas e pensar em um modelo tradicional branco. Para Bia Wong, é importante sair da cor tradicional e investir em tons um pouco mais escuros, como nude, creme ou rosinhas. As noivas mais ousadas podem até arriscar mais nesta temporada, optando por coloridos mais chamativos, como dourado ou cobre. "Mas se a noiva não quiser arriscar muito, ela deve investir no off-white e no nude, boas opções para o outono", diz Bia.

Como no outono escurece mais cedo, não é preciso poupar no brilho. "Gosto muito do brilho transparente e iluminado do cristal. Pérolas são atemporais e também dá para usá-las. E as aplicações de renda com bordados valorizam qualquer vestido", completa Carol Hungria.

Acessórios
Para não precisar abandonar o modelo dos sonhos, não é preciso abrir mão dos decotes e dos modelos tomara que caia. Com alguns acessórios, é possível driblar dias mais frios. "Se o vestido for muito aberto, podemos optar por um casaqueto em renda com mangas longas ou uma bela gola tipo Dior, que poderá ser tirada depois da cerimônia, ou até mesmo uma gola ricamente trabalhada em um tule drapeado", indica Bia Wong.

"Acho que um acessório que não atrapalha o vestido e é superchique é uma pelerine de veludo de seda. A noiva pode entrar sem a peça na cerimônia, para valorizar bem o vestido, e colocar para se aquecer durante a festa. Na hora da cerimônia, por causa da emoção, dificilmente a noiva vai sentir muito frio ou calor", diz a estilista Carol Hungria.