Topo

Figurino de "O Grande Gatsby" e silhueta dos anos 20 inspiram noivas

Bárbara Stefanelli

Do UOL, em São Paulo

20/05/2013 07h15

A elegância dos anos 20, Era do Jazz, e o charme das melindrosas estão em alta. O lançamento do filme “O Grande Gatsby”, dirigido por Baz Lurhmann e estrelado por Leonardo DiCaprio e Carey Mulligan, resgatou a euforia dos “anos loucos”. A joalheria nova-iorquina Tiffany também fez a sua homenagem ao longa previsto para estrear no Brasil no início de junho, lançando uma coleção de joias inspirada no estilo art déco. A linha foi feita com a colaboração da figurinista do filme, Catherine Martin, também responsável pelo visual do filme “Moulin Rouge”.

Nas passarelas de moda noiva, a silhueta dos anos 20, tubular, leve e fluida, porém sempre elegante, também se mostrou presente. No início de maio, grifes como Rosa Clará e Inmaculada Garcia desfilaram vestidos de noiva com ares a “la garçonne” durante a Barcelona Bridal Week. Na New York Bridal Week, Reem Acra e Oscar de la Renta também exibiram peças com referências à década. Por aqui, a última coleção das estilistas Martha Medeiros e Lethicia Bronstein traz modelos inspirados no início do século 20.

No entanto, para aderir ao estilo no casamento, é necessário alguns cuidados, já que a noiva corre o risco de parecer que simplesmente saiu de outra década. Se quiser aderir ao look dos anos 20, é necessário atualizá-lo. Abaixo, estilistas dão dicas de como investir na aparência sem parecer que recorreu ao guarda-roupa da avó:

Silhueta melindrosa
Segundo Lethicia Bronstein, os vestidos da época eram “mais retos, sem volume e muitos com a cintura estilo blusê”. A estilista Gabriela Piccoli adiciona: “A silhueta dos anos 20 era tubular, sem evidenciar as curvas femininas, marcada apenas no quadril. Geralmente, as roupas eram de tecidos leves e fluidos”.

  • EFE

    3.mai.2013 - Estilista Sonia Peña apresenta look anos 20 na Barcelona Bridal Week

Para Gabriela, a dica essencial para a noiva não ficar com cara de que saiu de um túnel do tempo é “usar elementos dos anos 20 mesclados com toques contemporâneos”, como penteado mais moderno e acessórios e bordados atuais. “A mulher pode usar referências dos anos 20 na modelagem, mas revisitada para os dias atuais.” Tons mais escuros, como o nude, com bordados em dourado, por exemplo, também ajudam a dar este ar do início do século 20, com elegância e modernidade. Invista em brilhos sem medo. 

Beleza da noiva
Naquela época, a boca era marcada, fazendo aquele efeito de coração no centro dos lábios, e o côncavo dos olhos, marcadíssimos. “Trazendo isso para a atualidade, podemos apostar em destacar o olhar, marcando o côncavo e usando cílios postiços com bastante volume no centro dos olhos", explica o maquiador Max Weber. "A boca também deve ser destacada em carmim, mas sem o efeito do coração.”

Para os cabelos, Weber aposta em coque baixo ou no meio preso, em referência ao estilo “la garçonne”, bem curtinho, usado com chapéu. “Presilhas e tiaras são super bem-vindas e pérolas dão o tom de anos 20 a qualquer produção”, aconselha o maquiador.

Acessórios de época
Para Lethicia, outra dica é optar por acessórios de cabelo e joias menos neste estilo e fazer um penteado mais moderno. “Isso já tira esta aparência de fantasia”. Mas complementa: “Acho que os colares mais compridos são chiquérrimos e atemporais.” Gabriela Piccoli também ressalta que os acessórios com pérolas, como brincos e peça para os cabelos, também ajudam a compor um look ao estilo anos 20 com elegância. “A referência dos colares de pérolas, muito usados nesta década, também pode ser substituída por bordado ou buquê de pérolas.”

Tipo de cerimônia
Apesar da elegância típica da década, o visual dos anos 20 não costuma combinar com cerimônias grandiosas, em igrejas, justamente pela simplicidade que o estilo carrega. Vestidos muito pomposos, com ares de catedral, não harmonizam com a proposta da década. A estilista Reem Acra, no entanto, mostrou um jeito interessante e bem anos 20 de incluir o véu ao look matrimonial --uma faixa no topo da cabeça sustenta o véu longo. Isso sustenta a entrada de uma noiva melindrosa na igreja.

Para Lethicia Bronstein, o estilo combina com cerimônias mais simples, ao estilo “mini wedding”, “principalmente de dia”. Uma noiva mais moderna e fashionista, ainda pode usar um vestido curto de franjinha na cerimônia civil, por exemplo. No álbum acima, veja seleção de vestidos que combina com a proposta.