Topo

Evento de alta gastronomia para casamentos mostra tendências para bufê

Bárbara Stefanelli

Do UOL, em São Paulo

22/05/2013 10h57

A 11ª edição da Degustar, evento de alta gastronomia e decoração de casamentos, aconteceu nesta terça-feira (21), no Leopolldo, espaço para festas localizado na zona oeste da capital paulista. A Degustar 2013 reuniu cerca de 40 fornecedores, entre banqueteiros, doceiros e decoradores, que se juntaram para exibir tendências de entradinhas, sobremesas e ideias para decorar a mesa do evento.

Entre os bufês que participaram da Degustar 2013, estavam nomes já consagrados no serviço de ‘catering’ de casamentos, como Capim Santo, Citron Gastronomia e o próprio grupo Leopolldo. Otavia Sommavilla, Iara Ceratti, Fête La Fiesta e Dolci Amici, entre outros, apresentaram docinhos e bolos. Já a parte de decoração e arranjos florais ficou por conta de Beatrís de Michelli, Vera Guimarães, Puppy Zogaib, Perfect Flower e outros.

Para Márcia Costa, organizadora do evento e dona da empresa Çavá Gestão e Eventos, a gastronomia e a decoração são os pontos altos de um casamento e, por isso, surge a importância de ter um evento que una essas duas etapas da organização. Márcia também lembra que, conquistando os convidados pelo estômago, dificilmente eles vão se decepcionar ou criticar o evento --maior medo dos noivos. “Se a pessoa comeu bem e foi bem servida, é muito difícil que fale mal do casamento”, brinca Márcia.

Sobre as novidades do mercado gastronômico, a organizadora diz que o "naked cake" (bolo pelado, em tradução livre do inglês) tem feito sucesso em festas. “Os casais que não gostam de pasta americana estão optando por este bolo. E, como gestora, acho o 'naked cake' bom porque ele é 100% aproveitável, dá para comer tudo, já que o bolo é todo verdadeiro”, explica Márcia.

Concepção casada
Os fornecedores que participaram da Degustar se uniram para criar decoração de mesas que conversem com a proposta do menu, mostrando que a unidade e o diálogo entre estes elementos garantem o sucesso e elegância da festa. Com um cardápio repleto de ingredientes e temperos brasileiros, o restaurante e bufê Capim Santo se juntou à decoradora Rosa Cravo para criar uma mesa com clima de floresta amazônica, que ainda combinou com o bolo feito pela doceira Otavia Sommavilla.

  • Leandro Moraes/UOL

    Mesa do bufê e restaurante Capim Santo e da doceira Otavia Sommavilla na Degustar 2013

Para a decoração da mesa da Bolo à Toa, que propõe bolos da fazenda para servir em casamentos que tenham chá da tarde ou café da manhã, a decoradora Vera Guimarães recriou o clima do interior. “Quando o pessoal do Bolo à Toa disse que serviriam bolos da fazenda, já peguei elementos rústicos, como um relógio e um bule antigo, para compor o ambiente”, explica Vera.

Cerca de 600 pessoas, entre convidados e pagantes, passaram pelo evento, segundo a assessoria de imprensa. O convite para o evento custava R$ 350. Segundo a organizadora, todo dinheiro arrecadado será doado para o Hospital de Câncer de Barretos. Na edição passada, foram arrecadados R$ 362 mil, dado que também sinaliza quanto o setor matrimonial movimenta o mercado.