Topo

Eternize o casamento com lembrancinhas de mudas de árvores ou flores

Cecília Leite

Do UOL, em São Paulo

29/05/2013 07h00

A lembrancinha é um item tradicional da festa de casamento. Qualquer que seja o mimo, ele vale para lembrar os convidados daquele momento especial. Mas nem sempre sobra dinheiro para investir em algo bem elaborado, por isso, apostar no "faça você mesma" pode economizar muito. Se quiser uma opção que está super em alta, ofereça mudas de plantas, ervas ou vasinhos com flores.

A ideia é fácil de ser reproduzida pela própria noiva, se ela tiver tempo. Basta encomendar as mudas em algum distribuidor mais barato. Na região do CEAGESP, em São Paulo, esse serviço pode ser encontrado facilmente. Encomende as mudas em vasos e tubinhos de plástico ou vidro para ficar fácil de personalizá-las de acordo com a decoração do casamento. Na galeria acima, sacos de juta natural e fitas de cetim ajudam na tarefa. Os vasos, em vários modelos, podem ser enfeitados de diversas maneiras. A empresa Cadô Presentes, por exemplo, oferece uma opção de vaso de barro com lousa para os noivos deixarem recados em giz.

Para Vanessa Barros, sócia da Boutique de Cena, empresa especializada em projetos de decoração e cenografia, a lembrancinha em muda ou a opção floral são duas saídas para quem pretende gastar pouco, mas com estilo. "Antes de entregar o presente, ele serve para enfeitar a festa. Reservar uma mesa ou um espaço especial para deixar os vasinhos ou tubinhos é importante. Lugares mais arejados são melhores, assim as plantas não murcham com facilidade", explica.

Outro ponto positivo é que investir nas mudinhas ajuda na preservação do planeta. A empresária Carmem Hollo criou a Le Petit Vert pensando justamente nisso. "Eu gostava muito de decorar festas e as minhas clientes sentiam falta de lembrancinhas ecológicas", lembra. Vanessa ainda aponta que um casamento polui muito. "Se os noivos não contrataram uma empresa 'carbon free' para organizar a festa, vale entregar as mudas como uma maneira de reparar os danos causados", diz.

Estilo
Se pretende oferecer uma festa bastante luxuosa, saiba que as mudinhas e os vasos podem ser adaptados. Não pense que um casamento "verde" só combina com o perfil de noivos mais desencanados e simples. "No lugar de vasinhos de barro ou vidro, eles podem comprar opções de cristal ou prata", lembra Luiza Ceridono, da Bothanica Paulista, empresa especializada na decoração de casamentos de luxo.

Quando o casamento for mais rústico, a decoração deve acompanhar o conceito da festa. "Mas na hora de escolher qual das plantas oferecer, é interessante saber o significado dela, assim o casal pode presentear os convidados de acordo com a mensagem que quer passar", explica Carmen. A lavanda, por exemplo, significa amor e fidelidade, já a suculenta kalanchoe, significa fortuna e felicidade.

"Eu e o meu marido queríamos um casamento tradicional, fizemos tudo com referências a coisas que fazem parte da nossa vida juntos. Entregamos vasinhos de temperos para representar a nossa paixão por gastronomia. Cozinhar é uma grande demonstração de amor, de doação e era essa mensagem que buscamos passar com o vasinho", explica a jornalista Debora Rocha, que se casou no ano passado em uma cerimônia realizada no Espaço Serra do Mar, localizado no km 37 da Rodovia dos Imigrantes sentido São Paulo.

Efeito
As lembrancinhas verdes são elaboradas especialmente para os convidados levarem para casa e cuidar. Elas enfeitam e dão mais vida ao ambiente. Por isso, não serão esquecidas em uma gaveta como normalmente acontece se o presente não é muito útil. No caso dos vasos de flores, as flores podem durar alí por anos, mas dá para transferir para a terra e usar o vaso para plantar outra coisa ou apenas para decoração. As mudas de árvores podem render frutos ou uma espécie de memorial do dia da festa.

"Quando eu me casei, em 2008, entreguei mudas de árvores variadas em tubinhos de vidro decorados. Até hoje meus padrinhos e amigos comentam que lembram do casamento ao ver a árvore que plantaram no sítio e em outros lugares que, para eles, são especiais. Assim, criei uma ligação eterna com todos: eles olham e lembram do momento mais especial da minha vida", conta Vanessa Barros, sócia da empresa Boutique de Cena.