Topo

Inverno pede comidas e bebidas que aquecem os convidados do casamento

Mayara Alves

Do UOL, em São Paulo

21/06/2013 07h00

Quando as temperaturas caem, pratos e temperos quentes passam a ser os preferidos. Para agradar os paladares e deixar a festa de casamento ainda mais aconchegante, vale prestar atenção a alguns detalhes e montar um cardápio todo especial, com entradas, pratos, sobremesas e bebidas, que são a cara da estação mais fria do ano.

Alguns itens básicos são certeiros para aquecer os convidados, como massas, risotos e fondues. Com o propósito de tornar o menu mais quente, as carnes vermelhas são as mais indicadas. “Por conterem mais proteína e gorduras, elas fazem com que a digestão seja mais longa, mantendo o corpo aquecido por mais tempo”, explica a chef Carla Elage, do Brilat Gourmet. “Carnes mais elaboradas e com molhos mais encorpados caem bem por terem sabor intenso”, conta a chef Vivi Barros, do Buffet Vivi Barros. Isso porque, como também explica a chef Gislaine Oliveira, do Gislaine Oliveira Gastronomia, preparações mais condimentadas proporcionam uma sensação de calor.

Carnes brancas também são bem-vindas, claro, mas o ideal é que sejam acompanhadas de molhos mais pesados e com temperos fortes. “Um linguado recheado com creme húngaro de camarões acompanhados de batatas recheadas com creme de cogumelos e páprica, por exemplo, é mais pesado que um escalopinho de mignon, ao molho de limão siciliano e ervas”, explica Gislaine.

Agora, de todos os pratos, a sopa é, sem dúvidas, a que mais provoca afetividade e calor. “Hoje em dia, são muito frequentes as ilhas da madrugada, espaço que oferece algum tipo de comidinha ou reforço para quem bebeu, dançou e não comeu muito. Em vez de oferecer os tradicionais sanduichinhos, minha dica são caldos e sopas de variados tipos”, aconselha Gislaine. Essas ilhas também podem fazer parte da entrada, tanto com as sopas quanto com fondue e queijos. Os convidados adoram.

Na hora de descartar alguns itens do cardápio, a chef Carla Elage é direta: “Evite pratos servidos frios ou gelados, como saladas em geral [escolha apenas um tipo], sashimis e ceviches”, conta.

Bebidas
Bebidas alcoólicas têm a fama de aquecer o corpo. Mas algumas opções podem causar o efeito inverso, refrescando os convidados. “Por isso, vale evitar drinques elaborados com ingredientes refrescantes, como hortelã e limão”, comenta Clayton Brás, proprietário da Artcoquetel. Para ele, se o cardápio de bebidas escolhido tiver drinques que possuem gelo, o melhor é investir naqueles produzidos com bebidas fortes, como tequila ou whisky. “Drinques que levam pimenta na elaboração também são bem-vindos para aquecer”, acrescente Brás.

E, se você já está pensando em descartar a cerveja, talvez não seja preciso. “Mesmo no inverno, algumas cervejas caem muito bem por serem mais encorpadas, como as belgas e as holandesas”, comenta Herbie Ramos, sócio-fundador da Help!bar. Para as caipirinhas, outra preferência dos brasileiros, Herbie aconselha acrescentar mexedores de canela, para dar um charme e aquecer a bebida que, naturalmente, tem um toque refrescante.

Para ajudar ainda mais a aquecer a festa, pode ser oferecida uma degustação de bebidas envelhecidas, que são mais fortes, como conhaque, rum ou cachaças de qualidade. E, claro, os clássicos vinho tinto, vinho branco e champanhe podem continuar no cardápio. 

Doces
Na hora da sobremesa, mix de chocolates, sementes oleaginosas e bebidas alcoólicas são as que mais combinam com a estação. “No inverno, temos muito mais vontade de comer chocolate, pois doces gordurosos esquentam mais. Recomendo nozes e castanhas, que cumprem esta função de forma saudável, pois possuem gordura do bem. Além disso, doces com bebidas alcoólicas ficam mais fortes e quentes”, explica Ana Paula Moutinho, do Ana Paula Moutinho Atelier de Doces.

E, na mesa, a sugestão de Carla Elage é o fondue, mas, desta vez, de chocolate com frutas. Além de quente e prático, pode ficar em uma ilha da madrugada ao lado de combinações salgadas. Crepes, tortas e sopa quente de chocolate ou de frutas vermelhas também são ótimas opções.