Topo

Oferecer lencinhos na cerimônia auxilia convidados mais emotivos

Carolina Maggi

Do UOL, em São Paulo

22/07/2013 07h00

O casamento costuma ser uma ocasião repleta de emoção para noivos e também para convidados. Para socorrer os mais emotivos, alguns casais até disponibilizam 'lágrimas de alegria', lencinhos de papel utilizados para enxugar os olhos durante a cerimônia. “As lágrimas de alegria nada mais são do que um lencinho de papel personalizado, normalmente com a mesma arte do resto da papelaria do casamento, e disponibilizado em pacotinhos individuais”, explica a assessora de casamentos Mayra Paris, da Paris Assessoria.

Os lencinhos podem vir em saquinhos de plástico, envoltos por uma etiqueta ou cinta personalizada, com o nome dos noivos e a data da ocasião. Os mais sofisticados são entregues em saquinhos de organza ou voal e amarrados por uma fita. Segundo Susana Fujita, da loja Susana Fujita Convites, “as pessoas querem lágrimas de alegria cada vez mais personalizadas, combinando-as com toda a papelaria do casamento”. E os pedidos são muitos, já que a empresária afirma exportar, inclusive, para outros países.

Hora de entregar
A entrega das lágrimas de alegria pode ficar a cargo das assessoras do casamento, que costumam distribui-las logo na chegada dos convidados. Ou, então, cada lencinho pode ser deixado no lugar em que os convidados irão se sentar. “Não são só as pessoas que estão no altar que se emocionam; muitos convidados também choram", diz Luiza Santos, assessora de casamentos da Invite Eventos.

Noivos também costumam se emocionar muito no altar e, para ajudar nesse momento, sempre há uma assessora próxima ao local, a postos com lencinhos para dar aos noivos e a quem mais precisar. “Outra solução também é deixar o produto em cima da mesa do altar, perto de onde a noiva ou o noivo possam pegar”, indica a assessora Mayra.

Nem todos choram
É verdade que nem todo mundo que vai a um casamento chora e, por isso, não é necessário, caso o orçamento não seja tão alto, providenciar um lencinho para cada convidado. “Quando a noiva tem uma verba menor, indico fazer os lencinhos para metade dos convidados ou, pelo menos, para quem está nos bancos da frente, nas cinco primeiras fileiras da igreja”, aconselha Gina Valone, proprietária da loja Casamento.art.br. Já Susana Fujita acredita que as lágrimas de alegria podem ser entregues apenas para as mulheres, que são as que costumam chorar mais em eventos do tipo.

Gentileza
Para a assessora Luiza Santos, as lágrimas de alegria são uma forma de os noivos mostrarem cuidado com os convidados. “Eles mostram para os convidados o quanto eles são queridos e uma pessoa ou outra vai sempre se lembrar de ter recebido o lencinho.” Além disso, o mimo pode servir de recordação para aqueles que não o usarem. "É uma forma carinhosa de você dar uma recordação para o convidado, uma delicadeza que não passa despercebida e que marca”, finaliza Susana Fujita.