Topo

Convidadas devem se vestir de acordo com o horário do casamento

Carolina Maggi

Do UOL, em São Paulo

25/09/2013 07h00

Normalmente, mulheres já têm dúvida do que vestir no dia a dia mas, se tratando de um casamento, a situação complica. Enquanto a noiva tem apenas uma opção de peça para o seu “grande dia”, as convidadas sofrem tentando escolher o vestido ideal para a ocasião, ainda mais levando em conta o horário do evento, já que cada período do dia pede um tipo de traje. Abaixo, veja dicas de para um casamento diurno e noturno: 

Casamento diurno
“Durante o dia ou à tarde, opte pelas cores mais claras, estampas coloridas e comprimentos curtinhos e midi, que está super em alta”, explica a estilista Lethicia Bronstein. As cerimônias em locais abertos e durante o dia também são ideais para investir em cores alegres, como o amarelo e o laranja. As estampas estão liberadas, só que sem exageros. “Estampas são permitidas, mas sempre com cuidado, pois as muito coloridas podem chamar mais atenção do que a própria noiva”, alerta Lethicia.

Na opinião da estilista Camila Farias, da grife Vivaz, como um casamento de dia pede looks mais leves, o ideal é escolher uma modelagem suave e soltinha, que não pese no visual. “Escolha modelagens mais fluidas e tecidos suaves, como a musseline ou a georgette.” Bordados também são bem-vindos, mas dê preferência àqueles com acabamento fosco, para não ficar demais.

Um problema que pode acontecer na escolha da peça para cerimônias diurnas é o look ser muito informal para o evento. Lembre-se de que, ainda que seja uma festa durante o dia, é um evento formal. “Evite vestidos muito curtos e tecidos simples. Mesmo durante o dia ou em um casamento descontraído, tem de ter um requinte. Afinal, estamos falando de um casamento”, alerta o estilista Samuel Cirnansck.

Os acessórios também são escolhas essenciais. “Acessórios falam muito e podem acabar com um vestido maravilhoso. Se o vestido não tem tanta informação, pode ousar. Se a intenção for chamar atenção apenas para o seu vestido, escolha acessórios mais delicados”, indica Camila. O importante é saber equilibrar todos os elementos do visual.

Casamento noturno
À noite, as escolhas podem ser mais ousadas, mas ainda assim é necessário tomar cuidado para não exagerar na dose. “Tome cuidado para não usar tudo em uma só produção, como decote e brilho”, explica Lethicia. Samuel Cirnansck acredita que o exagero depende da personalidade de cada pessoa, já que algumas adoram usar brilho e bordados, enquanto outras preferem looks mais clean. “Existem pessoas que portam muito bem o brilho e pessoas que preferem algo mais simples, mas que não deixam de estar glamorosas por isso”, acredita o estilista. Por isso, não é porque a cerimônia é de noite que, necessariamente, a escolha do vestido ou dos acessórios deve chamar atenção.

Decotes estão liberados, mas vale o equilíbrio na hora de usá-los. “Se o vestido for supercavado nas costas, que seja mais comportado na parte da frente”, pondera Lethicia. Já que algumas mulheres adoram um decote, o segredo é não exagerar. “Um decote bem feito tanto nas costas quanto nos seios valoriza qualquer corpo. É só saber usar”, afirma Cirnansck.

E já que é noite, as cores escuras podem ser usadas tranquilamente. Para não ficar com um look muito pesado, tente combinar a cor escura do vestido com uma maquiagem mais leve. 

Sinta-se confortável
Diante de tantas escolhas é muito importante que a convidada, além de se sentir elegante, sinta-se confortável com o look que escolheu. Para ter mais segurança, deixe as ousadias para outras ocasiões menos formais. “Opte sempre pelo que lhe cai bem. Não tente ousar muito nos acessórios ou usar algo que você não esteja acostumada”, aconselha Cirnansck.

O casamento não é momento para exageros, por isso, vale usar o bom senso na hora de comprar uma peça para a ocasião. “Menos é mais, cuidado com o exagero e atenção ao 'dress code'. E o mais importante: sinta-se confortável”, finaliza Lethicia.