Topo

Regras e psicologia das cores ajudam a definir decoração do casamento

Mesa de doces decorada por Marcelo Bacchin leva bastante verde, a segunda cor mais adorada pelas pessoas, de acordo com pesquisa abaixo. O tom neutraliza o ambiente e ainda está em alta em casamentos - Reinaldo Canato/UOL
Mesa de doces decorada por Marcelo Bacchin leva bastante verde, a segunda cor mais adorada pelas pessoas, de acordo com pesquisa abaixo. O tom neutraliza o ambiente e ainda está em alta em casamentos Imagem: Reinaldo Canato/UOL

Mayara Alves

Do UOL, em São Paulo

09/12/2013 07h20

Pensar na decoração do casamento requer atenção a muitos detalhes, dos menores aos mais aparentes. E a escolha das cores do evento é fundamental para um resultado final de sucesso. Um fato bastante comum, que acontece durante a organização da festa, é a noiva já ter em mente aquelas cores que sempre sonhou na decoração do seu "grande dia". Mas é preciso também pensar em uma combinação que agrade aos convidados e harmonize com a proposta do evento. E, se for tendência, melhor ainda!

Para começar, a primeira coisa é analisar o estilo do casal. Se forem ousados, podem optar por cores mais vibrantes e composições mais inusitadas e improváveis. Mas, se forem discretos, o ideal é apostar em algo mais sóbrio e delicado. “Recentemente, fiz um casamento para um casal que não queria nada convencional. Então, fizemos uma decoração inspirada na grife Missoni, com cores bem vibrantes e envolventes. Por exemplo, a mesa de doces era vermelha, envolta de muretas azuis, num ambiente com flores de papel”, conta Roni Vieira, produtor e decorador de eventos da Roni Vieira Festas Especiais.

Além do perfil do casal, é preciso levar em consideração o estilo da festa e dos convidados. Por exemplo, famílias mais tradicionais podem estranhar uma decoração supermoderna. De maneira geral, segundo o cenógrafo Marcelo Bacchin, o clássico branco costuma imperar, por ser atemporal e certeiro, pois agrada a todos os convidados e, de quebra, também aos noivos. Além de ser uma ótima base para incluir cores mais ousadas ou, para quem preferir, manter uma decoração clássica e sóbria.

Regrinha de cores
No círculo cromático, as cores complementares são aquelas que mais contrastam entre si e, quando somadas, se anulam. Ou seja, combinam de forma harmoniosa, sem incomodar os olhos. Essa regra também funciona para decoração de casamentos. 

Cinco cores preferidas

  • 45%

    Azul

     

  • 15%

    Verde

     

  • 12%

    Vermelho

     

  • 10%

    Preto

     

  • 6%

    Amarelo

     

Fonte: Livro "Psicologia das Cores" (editora GG). Pesquisa realizada com dois mil homens e mulheres de 14 a 97 anos, na Alemanha. A porcentagem restante se dividiu, respectivamente, entre violeta, laranja, branco, rosa, marrom e ouro.

    “É muito comum usarmos essa regra quando o casal tem apenas uma cor que gosta. Aí precisamos complementar com outra cor ou cores, para que não fique monótono”, conta Mara Perez, arquiteta de festas. Alguns exemplos: vermelho e verde; amarelo e azul arroxeado; e lilás e amarelo alaranjado. Para não ficar muito pesado, a dica é usar essas cores nos detalhes da festa, deixando o branco ou o off-white como base.

    Há ainda mais uma dica: combinar as cores análogas, aquelas que são bem próximas, como amarelo e laranja, rosa e vermelho, azul e roxo e assim por diante. Elas formam combinações sem tanto contraste, mas que rendem bons resultados. Mesmo sendo tons vibrantes, acabam ficando discretos.

    Sensação das cores
    Além do efeito visual, as cores influenciam nas sensações dos convidados. Tudo influencia: cores dos móveis, dos objetos, das paredes, do teto e das flores, entre outros. A harmonia geral de todas os tons é que torna o local agradável, agitado, e assim por diante.

    Cada casamento tem seu estilo e, pensando nele, também é preciso analisar as sensações que o casal quer passar aos convidados. “Por exemplo, o azul simboliza o céu, a água e a espiritualidade. Por isso, remete ao relaxamento, à calma. Já o amarelo simboliza o sol, a luz, a alegria. Transmite uma sensação de ambiente seco. O vermelho está relacionado à força da vida, ao coração. Já o verde traduz a esperança, a natureza”, conta a arquiteta Maria Claudia Luna.

    A especialista ainda faz um alerta: tome cuidado com o excesso das cores nos ambientes, pois elas podem causar desconforto nos convidados. Portanto, na hora de usar mais de um tom, é preciso evitar exageros. “Costumo sempre colocar as cores juntas para ver qual sensação a combinação me traz. Por exemplo, o amarelo e o cinza, se usados em equilíbrio, formam uma ótima dupla, pois o cinza torna o ambiente mais frio, neutralizando o amarelo que é quente”, explica a arquiteta. Usar cores com tons parecidos também torna o ambiente calmo e aconchegante, como laranja, bege e marrom.

    Para não errar, a dica é equilibrar a decoração com branco ou um pouco de verde. “O casamento sempre nos traz uma sensação de leveza e felicidade e acredito que a decoração tem de trazer essa harmonia também”, completa Maria Claudia.