Topo

Pequenas porções ajudam a refrescar o menu de casamento no verão

Mayara Alves

Do UOL, em São Paulo

25/12/2013 07h00

Cerimônias que acontecem no verão pedem um menu mais refrescante, que não pese e ajude o convidado a curtir ainda mais o evento. O UOL Casamento separou dicas para quem vai se casar na estação mais quente do ano e ainda está em dúvida quanto ao cardápio da festa. A seguir, confira as sugestões de chefs especializados em menus de festa e veja algumas opções de pratos que fazem sucesso em casamentos realizados nesta época:

Serviço ideal
Entre bufê, empratado e “finger food”, a chef Dani Padalino, da Banqueteria Nacional, aconselha a terceira opção, por essa apresentar opções mais leves e frescas aos convidados. Em muitos casamentos com bufê [o serviço mais tradicional em casamentos], os casais acabam optando por massas, que são certeiras entre os convidados, mas nada refrescantes. Pelo contrário, pesam e aquecem o corpo.

Caso queira investir nas “finger foods” (para comer com os dedos, em tradução livre do inglês), elas nada mais são do que aquelas comidas divididas em potinhos charmosos, feitas para "beliscar". “Pode ser um tartar de salmão, um temaki ou peixe com frutas, entre tantas outras opções refrescantes”, sugere a chef da Banqueteria Nacional.

Pratos principais
Sem dúvidas, frutos do mar, saladas e muitas frutas devem ganhar destaque em um menu de verão. “As opções podem variar entre ‘stickers’ refrescantes [palitinhos que misturam frutas, picles, camarão, queijos, tomatinhos coloridos e ervas) ou até mesmo as sopinhas frias, como o gaspacho”, indica Jacque Menna Barreto, sócia do Neka Gastronomias.

Mas evite carnes vermelhas, cozidos, polentas, escondidinhos e itens cozidos ao vinho. “São pratos marcantes, mas que pesam e esquentam muito. São ótimos para o inverno, mas, no verão, podem fazer o ânimo da festa cair”, alerta o chef Vittorio Manzoli, do Buffet Famiglia Manzoli.

Bebidas
“Nessa época, é necessário se hidratar muito. Portanto, são indicadas bebidas à base de frutas e com baixo teor alcoólico. Como sugestão, um suco de boas-vindas servido em garrafinhas coloridas ou com etiquetas divertidas, que remetam aos noivos e ao clima de amor”, indica Vittorio Manzoli.

Águas aromatizadas, espumantes, vinho branco, smoothies e caipirinhas com variações de frutas são bem-vindas.

Sobremesas refrescantes
Ao escolher a sobremesa, os noivos devem, inclusive, pensar no bolo, que, nessa época, pede frutas, sorvetes e iogurtes. Já pensou em um bolo de casamento de sorvete? A opção pode ganhar também uma ilha na festa, com vários sabores de sorvetes, picolés e raspadinhas para os convidados.

O bolo pelado, normalmente recheado de frutas variadas, também é recomendado para o verão e ainda deixa a mesa de doces com um visual bem tropical. E, segundo a chef Dani Padalino, nada de investir em sobremesas muito doces, com cremes e chocolates, que aumentam a temperatura do corpo. Carrinhos de sorvete também estão fazendo entre os convidados.