Topo

Conheça cinco atitudes que toda mulher deve evitar ao ficar noiva

Depois do estágio da euforia, vem a tensão. Não deixe nenhum dos dois atingi-la durante os preparativos - Thinkstock
Depois do estágio da euforia, vem a tensão. Não deixe nenhum dos dois atingi-la durante os preparativos Imagem: Thinkstock

Mayara Alves

Do UOL, em São Paulo

17/02/2014 07h10

O momento do noivado é marcante na vida de qualquer mulher, mas nem por isso a noiva precisa se descabelar, incomodar os outros ou parar a vida, durante preparação do “grande dia”. Algumas mulheres investem tanto na organização do casamento que acabam se importando apenas com a própria cerimônia e, desta forma, afastam amigos e até o próprio noivo. A seguir, veja como não agir após o pedido e tenha um noivado sem estresse:

Exposição nas redes sociais
Quando se está feliz, a vontade é realmente de compartilhar o sentimento com todos. Mas comece lembrando que esse é o seu sonho e não o dos seus amigos e você não precisa compartilhar cada passo da organização do casamento nas redes sociais. “Talvez nem todo mundo acompanhe o seu ritmo de postagem e essa grande quantidade de conteúdo a respeito do casamento pode ser cansativa para seus amigos, além de estragar surpresas do grande dia”, comenta Adriana Bicudo, sócia da assessoria Biscuit Eventos. Por isso, evite fazer das redes sociais um verdadeiro diário da organização do seu casamento. Ninguém merece!

Não surte
É comum que a noiva se desespere com qualquer microproblema que surge. “O estresse provoca alterações no humor da noiva e ela acaba ficando um pouco mais sensível e criteriosa. Qualquer coisinha vira um grande problema”, alerta Samara Costa, consultora de eventos e sócia da papelaria S-Cards. Problemas sempre existirão, mas é sempre bom usar o bom senso e não se irritar mais do que o normal. Afinal, você não vai querer ficar com fama de “noivazilla”.


Não exclua o noivo dos preparativos
Geralmente, a pessoa mais empolgada com o casamento já tem o evento todo desenhado na imaginação. Mas nem por isso é preciso excluir o parceiro dos preparativos. Afinal, o momento também é da outra pessoa. “Envolva-o em algumas decisões, como escolha das bebidas e do DJ. Dessa forma, ele sentirá que também faz parte do momento”, aconselha Adriana Bicudo. E mais: você ainda se sentirá mais tranquila ao saber que ele está ao seu lado nas decisões.

Não centralize as responsabilidades
Principalmente se você for organizar o casamento sem a ajuda de uma assessoria. “A noiva que quiser fazer tudo por conta própria acabará estressada e cansada. Puxar para si todas as tarefas não é uma boa ideia”, conta Adriana. A dica é delegar funções. Há sempre familiares e amigas para ajudar, inclusive com aquelas pequenas tarefas, do tipo embrulhar lembrancinhas, escrever cartões de agradecimento e afins. O momento ficará até mais divertido.

Não pare sua vida
Mesmo com a organização do casamento, a vida não para. “Não deixe de se divertir e de divertir seu parceiro. Momentos de diversão entre os dois devem ser mantidos para a saúde do relacionamento. Mas nada de sair e ficar falando só do casamento, ok? Esteja disponível para ouvir o que ele tem a dizer, como ele se sente e suas ansiedades”, aconselha Adriana. Muitas noivas também se escondem dos amigos na época do casamento, já que a lista de convidados sempre é um item restrito e muitos conhecidos acabam se “oferecendo” para a festa. “Mas a noiva não deve ter vergonha de não chamar todos os amigos. O casamento é um momento único e nem sempre é possível convidar todas as pessoas. A festa é sua e você tem o direito de convidar quem quiser”, afirma Samara.