Topo

Livro de assinaturas pode ser substituído por gaiolas e varal de bilhetes

Cecília Leite

Do UOL, em São Paulo

20/02/2014 07h10

O livro de assinaturas reúne conselhos e recados dos convidados e ainda é uma tradição seguida em muitos casamentos. No entanto, com tantas novidades no mercado matrimonial, ele parece estar com os dias contatos. Casais mais moderninhos estão substituindo o tradicional "livrão" por gaiolas, mural de bilhetes, árvore das digitais e até quebra-cabeça.

"Guardar as recordações de uma maneira criativa é ideal para não ter apenas um livro esquecido em um canto da casa", diz a assessora de casamentos Clarissa Cunha. Para a especialista em casamento, a proposta é de que o momento se torne uma atividade interessante para os convidados durante a comemoração, mas que depois também seja prazeroso para os noivos, quando eles estiverem curtindo as mensagens postivas no novo lar.
 
Escolha certa
Com tantas opções criativas no mercado, a assessora de casamentos Ludmila Gusmão diz que os noivos precisam ter cuidado na escolha. "Caso seja algo difícil de entender [como a árvore das digitais ou quebra-cabeça], é adequado contratar também uma assistente para dar as orientações necessárias", explica.
 
Não importa qual seja a ideia escolhida, é importante que o local para escrever seja visível para todos participarem. "Ao lado dos bem-casados ou da mesa de café, na saída do evento, são duas boas opções", sugere Julia Pessoa, proprietária da Oh Happy Day, empresa especializada em organizar dias especiais.
 
Prediletos
Os recados pendurados em varais ou em árvores são os que mais fazem sucesso. Para isso, os noivos precisam contratar empresas que oferecem cartões personalizados, separar barbante ou fita, alguns pregadores, além de preparar um espaço com canetas.
 
"Quando bem aplicados, os bilhetes pendurados fazem diferença no espaço, mas é preciso tomar cuidado para não acabar 'poluindo' demais o ambiente e perder a sofisticação da festa", alerta Amanda Wu, sócia-diretora da empresa Gloss Design. Para não errar, a dica de ouro é pensar na proposta da festa, na decoração, e só depois escolher qual será o item utilizado para a confecção do varal.
 
"Se for uma festa romântica ou vintage, uma gaiola bem bonita pode abrigar os recados deixados", garante Julia Pessoa. "As gaiolas também podem ficar em um espaço reservado para que os convidados se sintam à vontade para escrever e traduzir o que estão sentindo em palavras", aconselha Bárbara Anton, gerente da empresa Wedding Shop, que aluga gaiolas e um "display" para os noivos explicarem a brincadeira.
 
Ideias criativas
O quadro com impressões digitais é uma opção para os presentes no evento deixarem uma marca bem original. Neste caso, o convidado carimba sua impressão digital em um quadro exposto com um desenho inacabado, que vai se completando após a junção de todas as digitais. "Funciona como uma lembrança eterna que pode ser exposta na futura residência dos noivos", explica Cesar Buratto, designer da empresa Amei Casei.
 
Novidade no Brasil, um quebra-cabeça com a foto dos noivos também pode fazer bonito.  Apelidado ainda em inglês pela empresa Papel & Estilo de "puzzle book", é uma sugestão para recolher assinaturas e pequenos votos que faz bastante sucesso nos EUA.
 
Sinalização
Plaquinhas explicativas, com o passo a passo de como o substituto de livro de assinaturas funciona, além de ajudarem os convidados, são uma excelente forma de compor a decoração do ambiente.
 
Os pais dos noivos podem começar a brincadeira deixando a mensagem já nos moldes que o casal quer. "Essa atitude ajuda a explicar como funciona e deixa os convidados suspirando com as mensagens lindas que geralmente os pais escrevem", completa a assessora de casamentos Clarissa Cunha.