Topo

Truques básicos ajudam a maquiagem não derreter durante casamentos no verão

Maquiadoras garantem: é possível fazer com que a beleza da noiva resista ao calor e às lagrimas  - Thinkstock
Maquiadoras garantem: é possível fazer com que a beleza da noiva resista ao calor e às lagrimas Imagem: Thinkstock

Catarina Arimatéia

Do UOL, em São Paulo

11/03/2014 07h10

Tão importante quanto o penteado, a maquiagem da noiva tem de ficar perfeita desde o momento em que a noiva entra na cerimônia até o término da festa. Impossível? Não mesmo; tudo depende dos produtos utilizados e de alguns bons (e velhos) truques. A maquiadora Vanessa Rozan, sócia-fundadora do Liceu de Maquiagem (SP) e maquiadora oficial da Maybelline Brasil, aposta em produtos de longa duração e à prova d’água, já que a imensa maioria das noivas não consegue segurar as lágrimas, principalmente no momento da cerimônia religiosa.

“Costumo dizer a nossas noivas que elas podem e devem se emocionar nessa hora e, mesmo assim, a maquiagem não sairá do lugar.” E aconselha: “É importante seguir o truque de deixar a lágrima escorrer, em vez de esfregar o rosto. Após a cerimônia, é só secar a pele, pressionando um lenço de papel com delicadeza, sem arrastá-lo. A maquiagem pode ser à prova d’água, mas não de esfregões”.

Ao fazer a maquiagem, Vanessa ainda costuma combinar produtos cremosos e em pó. Por exemplo, ela utiliza um iluminador cremoso nas têmporas e, por cima dele, outro iluminador em pó; isso faz com que o efeito se intensifique e dure por mais tempo, resistindo ao calor e ao suor. "Gosto de misturar tipos e texturas diferentes de produtos, como em pó e cremoso, pois essa mistura ajuda a fixar ainda mais a maquiagem." Além disso, se a noiva chorar durante a cerimônia, a mistura dos dois tipos de blush não permitirá que a lágrima abra aquele caminho, retirando a maquiagem.

Preparação da pele
Assim como a escolha correta dos produtos é imprescindível, também se deve prestar atenção na preparação da pele, pois ela é o “pilar” de toda maquiagem. “Para mim, o mais importante é preparar bem a pele, higienizando e tonificando, antes passar os produtos. Hidrate apenas se for necessário”, diz Chloé Gaya, maquiadora do salão Jacques Janine, em São Paulo. “Se a pele tende a ser oleosa ou se a temperatura estiver muito alta e o casamento for de dia, é preferível aplicar apenas o primer.” A base também deve ter uma textura mais fina e seca, para que dure por mais tempo.

Para Chloé, produtos cremosos, como sombra e blush, são boas opções, desde que se aplique, depois, um produto em pó por cima --exatamente como também faz Vanessa Rozan. Por exemplo, deve-se utilizar blush cremoso e, sobre ele, blush em pó, o que ajuda a fixar ainda mais a maquiagem. “Os produtos que mais saem durante a festa são o blush e o batom”, conta a maquiadora do Jacques Janine.

Nada de gloss
Em relação à boca, é melhor evitar o gloss, que, por ser líquido, sai com muita facilidade. E, claro, os batons devem ser de longa duração. “O ideal é fazer o contorno com lápis delineador de lábios, preenchê-los também com o lápis e só depois aplicar uma camada suave de batom, fazendo com que o acabamento fique mais seco e dure por mais tempo. Uma boa opção são os batons matte, que possuem maior fixação, por terem textura seca”, acrescenta Chloé. No mais, utilize delineador, máscara e lápis à prova d’água, que resistem à transpiração e à oleosidade natural da pele.

Outra dica importante, segundo Chloé, é aplicar pó translúcido, que dá um ótimo acabamento para a pele e tira o excesso de brilho sem deixar o aspecto pesado de pó. Depois, uma boa alternativa é finalizar a maquiagem com o “airbrush” na pele (aerógrafo ou pistola com compressor de ar, que deposita sobre a cútis produtos de maquiagem), técnica que oferece acabamento seco e também ajuda a make a durar bem mais. E existem, ainda, os fixadores de maquiagem, grandes aliados nessa hora.

Sem oleosidade
A maquiadora Juliana Rakoza, do Studio W Iguatemi, também indica o uso de produtos específicos para o tipo de pele. Isso ajudará a combater a oleosidade, grande inimiga da maquiagem duradoura. Outro artifício, de acordo com Juliana, é aplicar um bom primer, já que muitos deles são específicos para “segurar” o sebo produzido pela pele.  

Mas é possível uma maquiagem resistir a seis, oito horas de festas, entre igreja e comemoração? Sim, garante Chloé, lembrando sempre que a tendência é uma aparência cada vez mais leve e suave, sem a utilização de muitos itens de maquiagem. “Isso é possível com produtos HD (alta definição), por exemplo, que garantem cobertura e acabamento delicado.”

E se borrar?
Se mesmo após todos cuidados a maquiagem não resistir, é ideal ter uma madrinha, irmã ou a própria mãe por perto, junto com um "kit-socorro", contendo espelhinho, pó compacto, spray de água termal, batom, corretivo, bastonetes de algodão e lenços de papel. Uma dica primordial, caso fique um pouco da sombra ou de rímel e lápis na região abaixo da linha d’água, é aplicar um pouco de corretivo na pele e passar o bastonete na região. Isso serve como uma borracha para e pele.

Para evitar ficar com aparência de "noiva-panda", "de tempos em tempos, a mulher deve ir ao banheiro conferir o cabelo e a maquiagem, mas também tem de relaxar e aproveitar a festa", diz Vanessa Rozan. E a maquiadora garante: "Se o profissional garantiu uma boa preparação da pele, aplicou corretamente os produtos e utilizou itens de longa duração, a maquiagem vai resistir até o final das comemorações”. Vanessa ainda lembra que há noivas que preferem contratar o serviço de retoque, para que o profissional fique à disposição durante a festa toda. Alguns casamentos até disponibilizam esse serviço para todas convidadas.