Topo

Tule transparente é o atual tecido queridinho das convidadas; saiba usá-lo

Cecília Leite

Do UOL, em São Paulo

14/03/2014 07h00

O vestido do casamento não preocupa só a noiva, já que muitas convidadas e, principalmente, madrinhas também querem estar impecáveis no evento. Ultimamente, muitas mulheres estão optando pelo tecido tule illusion para o look de festa. O material, que cria um efeito de transparência e cria a ilusão de que o corpo está descoberto, tem feito sucesso entre famosas e vem se tornando queridinho das brasileiras que adoram exibir partes do corpo.

É preciso, no entanto, tomar cuidado para não exagerar e acabar ficando vulgar demais. Afinal, em um casamento, convidadas não devem roubar a cena. Acostumada a usar o material, a estilista Elisa Lima, responsável pelos vestidos de festa da Trinitá, alerta: "A transparência é chique e elegante, mas fica vulgar quando a pessoa não está com o corpo em  forma justamente na parte que resolveu mostrar".

Para criar um efeito bonito no recorte, o tule precisa ficar ajustado ao corpo. "Quando bem aplicado, a peça passa a sensação de ter sido costurada no corpo da mulher, e isso ajuda a mostrar as formas delicadamente", acrescenta a estilista mineira Ruth Amaral.

Entre os modelos mais cobiçados, estão os que deixam transparência nas costas e nos decotes. "Para um casamento, acho que só deve ser exposto decote, costas e, talvez, alguma transparência na barriga e nas laterais. Qualquer outra parte, como coxas ou bumbum, não fica legal", garante o estilista Samuel Cirnansck.

Para o estilista Arthur Caliman, as partes mais interessantes de se revelar também são “colo, terminações de decote em V, em laterais na altura da cintura e, por fim, nas costas". Já o designer Sandro Barros conta que, geralmente, usa o material no vestido todo, “mas as partes que mais gosto com transparência são colo, mangas e costas, antes da cintura".

Pontos positivos
"O tule transparente também é ótimo para bordar e o caimento é quase como o da seda”, diz Barros. Caliman também ressalta que o bordado deixa a produção mais elaborada. "Vale ousar nas cores e texturas que os bordados podem proporcionar", diz.

Trabalhar a transparência com pedrarias ainda é um truque para quem está com vergonha de mostrar muito a pele. "Quando tem muito bordado, o tule illusion deve ser usado durante os casamentos noturnos, quando o brilho é mais indicado", explica a estilista da Trinitá.

O tule illlusion também pode ser uma ótima opção para customizar um modelo antigo e transformá-lo em um vestido "novo". "A peça pode se transformar em algo mais fino e elegante, mas os recortes não devem expor muito o corpo", finaliza a mineira Ruth Amaral.