Topo

Noiva pode trocar véu por lindos acessórios; estilistas dão dicas

Carolina Maggi

Do UOL, em São Paulo

01/04/2014 07h10

Quem pensa que o véu é um acessório indispensável para o look da noiva está enganado. Nem toda mulher tem o desejo de se casar usando o véu, mas, ainda assim, as noivas dificilmente dispensam o uso de um bom acessório que complemente seu visual.

Como escolher o acessório?

"O primeiro passo é escolher algo que combine com o vestido e com o estilo do casamento", diz Gisele Leite, estilista do ateliê A Modista.

Detalhes como o horário do casamento e o vestido escolhido pela noiva são informações muito importantes para se levar em consideração na hora de optar por um acessório. "Ele tem que ser apropriado para o horário e falar a mesma língua do vestido da noiva. Se for de dia, é melhor não ter brilho. Já de noite, vale ousar um pouco mais", afirma a estilista Elisa Lima, da Trinitá.

Capa e mantô

Mas não são só os acessórios de cabeça que podem complementar o visual da noiva. Usadas com menos frequência em casamentos, a capa ou o mantô podem ser ótimos aliados para deixar a mulher muito estilosa, principalmente se o evento for em um dia frio. "Eu mesma casei sem véu. Estava muito frio no dia e eu usei uma capa. Recentemente, também fiz um mantô para uma noiva", conta Elisa.

Casquetes

Casquetes e voilettes também podem ser opções, mas a noiva deve prestar atenção se esses acessórios realmente combinam com a sua personalidade e com o estilo do vestido. "Tem que tomar cuidado para não parecer que você está fantasiada. Veja se esses acessórios realmente fazem parte da sua personalidade", diz Gisele.

Quer fazer uma escolha segura? "Um acessório curinga tem que ser uma tiara ou um pente, que são clássicos", diz a estilista Elisa. As flores também podem ser uma boa saída para as mais indecisas. "Acessórios florais caem bem com qualquer estilo de noiva", diz o estilista Lucas Anderi.

Estilo próprio

É sempre importante respeitar o estilo pessoal da noiva antes de qualquer coisa. "Tem que pensar no jeito dela e no jeito que o noivo gosta de vê-la", diz Gisele. Além disso, a noiva não pode ter medo de assumir a sua personalidade nos acessórios "Muitas noivas acabam fazendo um penteado e colocando um acessório para agradar os outros", diz Gisele.

Se o seu estilo é clássico, a dica é optar por tiaras ou pentes com pérolas, flores ou strass. Se você faz o tipo moderna e tem um estilo bem definido, pode ousar mais com voilettes ou casquetes, que também deixam o visual com uma cara mais retrô.

As noivas mais naturais combinam muito com arranjos florais, principalmente o de flor natural, muito usado atualmente. 

Apesar de tantas opções, o mais importante é a noiva respeitar a sua própria vontade e vestir aquilo que a faz sentir confortável. "Tente usar o que te favorece, aquilo com que você já tem intimidade", diz Elisa.