Topo

Aproveite o frio para investir na elegância das mangas longas

Mayara Alves

Do UOL, em São Paulo

19/08/2014 07h05

Escolher o vestido de noiva não é nada fácil. Afinal, que roupa usar em um dos dias mais importantes da sua vida? Mas mesmo o modelo tomara que caia sendo o queridinho das noivas brasileiras, quem tem entrado em cena são os de mangas longas --e não só no inverno. Elas são clássicas, elegantes e, de quebra, ainda caem superbem em dias de temperaturas mais baixas.

Transparência das rendas
É exatamente esse detalhe que tem feito a cabeça das noivas ultimamente. A estilista Carol Hungria conta que elas estão apaixonadas por esse efeito, sejam elas inteiras em renda ou apenas com algumas aplicações. “As mangas mais desejadas são as de tule illusion com aplicações em renda, seja o tule cor de pele ou branquinho, off-white, combinando com o tom do vestido”, conta Carol. As mangas inteiras em renda são sempre clássicas e chiquérrimas e também nunca saem do páreo. Já as menos comuns são as mangas de tecido, sem transparência, que podem ser desconfortáveis e até deixam o visual um pouco pesado.

Além do clássico
Vestido de mangas longas parece até vestido de princesa, não é? Mas mais do que ter uma peça bem tradicional, o modelo também pode ter um toque moderno e sensual. “Isso acontece, por exemplo, quando a manga longa é usada em conjunto com um decote ombro a ombro”, comenta a estilista Luciana Collet.

Uma boa solução
O tipo de corpo e o estilo de roupa com as quais nos sentimos bem também faz toda diferença na hora de escolher o vestido de noiva. Afinal, é preciso se sentir segura no "grande dia". E a manga longa aparece como uma ótima solução para quem não está tão feliz com os braços. Isso porque, como explica a estilista Bibi Barcellos, o destaque nos braços passa a ser dos enfeites das mangas, que ficam em maior evidência.

Mas vale ficar atenta se a manga não tiver transparência. “Quando a noiva não é muito magra ou quando tem busto grande, não fica legal trabalhar a manga sem transparência, pois pode dar uma sensação de um modelo muito fechado e aumentar ainda mais o busto”, aconselha Carol Hungria.

Um dia, dois vestidos
É essa a impressão que você pode deixar para seus convidados, pois uma possibilidade muito comum das mangas longas é fazer com que elas sejam removíveis. Usa-se as mangas na cerimônia religiosa e as tira para a festa. “O primeiro motivo para essa escolha é bem prático: algumas igrejas e sinagogas não permitem que a noiva esteja de ombros de fora ou com algo decotado. Então, quem não quer ficar a festa toda de manga longa, acaba optando por um modelo versátil”, conta Luciana.

Outro benefício dessa possibilidade é o conforto. Isso porque, como é bonito que as mangas fiquem bem justinhas, elas podem travar alguns movimentos da noiva. Claro que elas são tão lindas, que vale a pena. Mas, se você for uma noiva mais expansiva, é aconselhável usar as removíveis para ficar mais livre e curtir a festa.

Não é só para o inverno
As manguinhas são mais procuradas em dias frios, já que ajudam a manter a noiva aquecida, mas isso não deve ser uma regra. Carol explica que, por serem transparentes, as mangas não esquentam tanto e viram opção em épocas de clima mais ameno também. Só é preciso evitar épocas de calor excessivo, pois as mangas podem causar desconforto e isso nunca deixa a noiva mais bonita. Além disso, pode ficar visualmente estranho o uso das mangas, já que os verões aqui no Brasil são bem intensos. 

$escape.getHash()uolbr_quizEmbed('http://mulher.uol.com.br/casamento/quiz/2013/12/04/com-qual-noiva-famosa-seu-estilo-combina.htm')