Topo

Vestidos de noiva metalizados estão em alta; veja modelos e inspire-se

Marina Oliveira e Rita Trevisan

Do UOL, em São Paulo

23/09/2014 07h00

A tendência das peças de roupa metalizadas, que marcou a temporada Verão 2014, chegou aos vestidos de noiva. Na mais recente semana de alta-costura de Paris, estilistas renomados como Elie Saab e Zuhair Murab incorporaram a tendência aos trajes nupciais e mostraram que nem só de branco se veste uma mulher elegante para o seu grande dia.

"Cada vez mais sinto a preferência das noivas pelos metalizados. O efeito pode enriquecer a roupa sem perder a delicadeza que essa peça precisa ter”, afirma a estilista Carol Hungria, que mantém seu ateliê no Rio de Janeiro. O estilista Marcelo Quadros, de São Paulo, faz uma observação: “Um vestido com tecido metalizado foge da proposta que a maioria das noivas brasileiras gosta. Porém, a alternativa de brilho por meio dos bordados vai superbem”, diz. Para ele, pedrarias formam uma textura que reluz de modo suave. “O brilho prata, por exemplo, fica lindo quando aplicamos cristais como os Swarovski”, afirma. Aplicações de rendas, em tom de prata ou dourado, também resultam nesse efeito.

Vestido e cerimônia
Há quem acredite que brilho só deve ser usado à noite. Para os estilistas entrevistados, a melhor dica para não errar esse quesito é usar os metalizados nas festas realizadas após o pôr do sol. “Durante o dia, qualquer visual com muito brilhante pode pesar paracer exagerado. Mas, para casamentos realizados no fim de tarde, quando a luz já está mais baixa, a escolha é perfeita”, explica Carol.

O estilo da cerimônia e da festa também influenciam. “Normalmente, uma noiva que escolhe um tecido com brilho imagina uma comemoração suntuosa, provavelmente com detalhes em prata ou dourado também na decoração. Tudo deve estar em sintonia”, diz a estilista.

Para todos os estilos
Para as que querem inserir a tendência no vestido, mas temem chamar muita atenção, o melhor é optar pelo metalizado em um único detalhe da peça. Por exemplo, na faixa da cintura. Também vale espalhar bordados e pedras pelo vestido, no corpo e na saia, de modo a criar pontos de luz no look. “Se escolher apenas uma área do vestido para aplicar o metalizado, recomendo que seja da cintura para cima, que é a parte do corpo da noiva que mais aparece nas fotos”, diz Marcelo.