Topo

Retrospectiva dos noivos pode ser em forma de pôster, infográfico e gibi

Simone Cunha e Thaís Macena

Do UOL, em São Paulo

16/10/2014 07h00

Relembrar a história de amor do casal já é tradição em qualquer casamento. E, na maioria deles, a opção dos noivos é apresentar as fotos com uma trilha musical escolhida a dedo. A receita garante a emoção dos noivos e dos familiares próximos mas, dependendo da forma como for planejada, a homenagem pode entediar os demais convidados. Para assegurar que todos se divirtam, é possível investir em novas maneiras --mais inusitadas e criativas-- de relembrar os melhores momentos do romance. E, claro, de compartilhá-los com os convidados.

Uma ideia é espalhar fotos selecionadas do casal pelo salão. Elas podem estar organizadas em um álbum personalizado ou podem ser reproduzidas em um pôster, para ser posicionado em local estratégico da festa. Para orçamentos mais modestos, a alternativa é distribuir porta-retratos por todo o local. Eles podem servir até para homenagear pais e padrinhos, além de outros amigos presentes. “É uma forma delicada de lembrar os que estão mais próximos aos noivos”, diz Fernanda Pradella, da Della Eventos - Assessoria e Cerimonial. “Outra proposta é selecionar fotos reveladas e pendurá-las em uma espécie de varal, na entrada da cerimônia, como se fosse uma linha do tempo” complementa Camila Relva, da empresa Compagnie.

Infográficos divertidos também podem chamar a atenção dos convidados e, ao mesmo tempo, contar detalhes da trajetória do casal, como os programas mais frequentes e os momentos inesquecíveis.   

Há, ainda, a opção de criar vídeos com animação em 3D, imagens do casal revisitando os locais que marcaram o romance, depoimentos deles e de outras pessoas queridas que apoiaram o relacionamento. “Sempre levo o casal a algum lugar que tenha marcado a história deles para montar um vídeo diferente. Intercalamos depoimentos dos noivos sobre o momento em que se conheceram, o que mais gostam um no outro e até fatos engraçados da história a dois”, diz Eline Sato, da Ahava Eventos.

O céu é o limite
Quem preferir pode contar com um teatro ao vivo em sua festa de casamento. O roteiro? A história de amor dos noivos. Esse é mais um serviço oferecido a quem quer passar longe das retrospectivas tradicionais. Contadores de histórias, desenhistas e caricaturistas também podem representar os momentos mais significativos do namoro de maneira fiel e criativa.

Por fim, os lances emocionantes do casal que está celebrando as núpcias podem constar em um pequeno livro ou gibi a ser distribuído aos convidados no final da festa, como uma lembrancinha  diferente. O único cuidado é que a retrospectiva esteja alinhada ao estilo da celebração. Recepções mais clássicas pedem algo mais romântico; já nas festas mais despojadas a descontração e o humor são bem-vindos.