Topo

Equipamentos high tech surpreendem e fazem do casamento um evento marcante

Marina Oliveira e Thaís Macena

Do UOL, em São Paulo

06/11/2014 07h00

O casamento é uma celebração tradicional, mas isso não significa que os noivos não possam utilizar o que há de mais novo na área de organização e entretenimento de eventos para tornar o grande dia mais especial. Com um mercado criativo e inovador, opções não faltam.

Já pensou receber um convite de casamento e, ao abrir o envelope, dar de cara com uma minitela de LCD transmitindo um vídeo dos noivos convidando-o para a festa? Isso já é possível. “A ideia surgiu no mercado corporativo, quando uma empresa automobilística quis apresentar aos seus clientes, já no convite, o comercial do novo carro que lançaria. Pensamos que essa seria uma sacada sensacional para os noivos se aproximarem dos seus convidados”, explica Janaina Rodriguez, do departamento de marketing e parcerias da empresa Papel & Estilo.

Ferramentas tecnológicas também podem ser usadas para controlar o acesso dos convidados à festa. Para isso, existem convites com chip e QR Code (código de barras em 2D). Ambas as tecnologias, quando lidas por um dispositivo móvel, trazem informações como os nomes dos convidados, números de acompanhantes permitidos e até a mesa em que eles deverão se sentar no evento. “O sistema é tão eficaz quanto o código de barras, porém, não permite a falsificação”, explica Eduardo Castro, porta-voz da empresa Grafjet.

O registro do evento também é alvo de inovações constantes. Já ouviu falar na Twistcam? Trata-se de um equipamento que permite registrar momentos do casamento em um ângulo de 360°. O beijo dos noivos, o corte do bolo, a valsa com os pais.... Nada escapa. “É um tipo de fotografia inédita, que pode ser compartilhada nas redes sociais na mesma hora”, afirma Luiz Thiago Florencio, sócio da empresa Novitat. E até drones --mini-helicóptero, monitorado por controle remoto, que carrega uma câmera de alta definição-- já são utilizados na filmagem de eventos. Ele pode sobrevoar a igreja ou o local da festa e registrar, do alto, cada momento.

Até o tradicional livro de assinaturas ganhou cara nova. O Guest Book Virtual é uma versão moderna do livro em que são registradas as mensagens aos noivos. “Levamos ao evento uma tela touchscreen com uma câmera, que possibilita aos convidados tirar foto, gravar depoimento e também escrever recados. Os noivos recebem tudo em um pen drive, com as gravações no formato de livro virtual”, explica o gerente comercial Lucas Alves, da Papel Vivo.

Telas de touchscreen também podem substituir o cardápio da festa. A Brothers Bar, por exemplo, expõe os drinks disponíveis num tablet, no balcão do bar. “É um serviço opcional, mas que está sendo utilizado em 50% dos casamentos que realizamos”, diz o proprietário da empresa Maurício Moser. Também é possível oferecer recentemente o cardápio holográfico, com sistema que projeta fotos em uma fina cortina de névoa seca, mostrando imagens que flutuam no ar e que podem ser atravessadas com as mãos.