Topo

Sobremesas geladas são ótimas opções para casamentos em dias quentes

Marina Oliveira e Thaís Macena

Do UOL, em São Paulo

18/12/2014 07h00

À medida que a temperatura aumenta, cresce o número de noivos que sobem ao altar. Afinal, casar no verão é o sonho de muitos anfitriões por conta do clima de descontração que a estação quente do ano oferece. O que pouca gente considera é que o calor exige cuidados e adaptações em toda a organização da festa, inclusive no cardápio. Pensar em uma sobremesa refrescante, por exemplo, pode fazer toda a diferença. “Os geladinhos com um toque de vodca têm feito o maior sucesso na pista de dança, os convidados adoram”, conta Maíra Custódio, diretora comercial e de produção da Nani Bernardo Gastronomia.

Nessa mesma linha, os picolés também fazem a alegria da galera, assim como os milk-shakes, que podem ter os mais variados sabores. “O ideal, no verão, é não pesar no chocolate. Os doces à base de frutas, como limão siciliano e laranja, combinam mais com a estação”, diz a chef especializada em doces, Carolina Sales, proprietária da doceria de brigadeiros que leva o seu nome.

Igualmente indicados são os pudins, musses, terrines doces --espécie de creme gelado, feito em forma quadrada --e até mesmo as frutas flambadas, oferecidas com sorvete. “O cuidado está em não exagerar no açúcar, já que sempre haverá uma mesa imensa de docinhos para ser apreciada pelos convidados”, afirma o banqueteiro e produtor de eventos Marcelo Sampaio.

Ao escolher, também é preciso ter em mente que um casamento pede uma sobremesa diferente daquela servida no dia a dia. “Nem tudo o que é gelado serve para casamentos, porque a sobremesa de um evento como esse deve ser mais delicada e charmosa”, diz o chef Beto Daidone, da casa de eventos Club A, em São Paulo.

E a apresentação faz parte da estratégia para impressionar os convidados. Por isso, ao servir sobremesas cremosas, como mousses, as taças, ramequins e copinhos são os mais indicados. Já se o doce leva calda, os profissionais indicam dispor em pratos fundos. Sobremesas consistentes como tortas e bolos gelados podem ser oferecidos em prato raso. Se a ideia é dispor a sobremesa no bufê, para que os convidados possam servir-se sozinhos, é preciso garantir que ela estará acondicionada à temperatura ideal durante todo o tempo da festa. Outra opção é servir à francesa, quando o garçom leva o prato montado aos convidados. Esses cuidados garantem que o doce chegará às mesas com uma apresentação impecável, como deve ser.