Topo

Quer economizar sem perder o charme? Invista no brunch para o casamento

Gastronomia é o forte dos brunch; já que as opções são vastas - Getty Images
Gastronomia é o forte dos brunch; já que as opções são vastas Imagem: Getty Images

Marina Oliveira e Rita Trevisan

Do UOL, em São Paulo

26/03/2015 12h51

Noivos que preferem curtir o dia, ou contam com uma lista de convidados enxuta, têm a opção de celebrar seu casamento com um brunch. O evento ganhou esse nome pois mescla duas palavras da língua inglesa, "breakfast" e "lunch", que traduzidas para o português significam café da manhã e almoço, respectivamente. É realizado, normalmente, entre 11h e 16h, para compreender as duas refeições.

O brunch também é indicado para aqueles que estão com o orçamento apertado. “Em uma cerimônia que ocorre durante o dia, os noivos não precisam pensar em atrativos como sapatilhas, acessórios de pista de dança, bar de caipirinha, etc.”, diz a assessora de eventos Mônica de Almeida Stéfani, da Alligare. Além disso, os locais escolhidos para realizar um casamento no período matutino são, geralmente, áreas ao ar livre. Tendo a natureza como cenários, se dispensam muitos itens da decoração.

Comidas e bebidas
As celebrações realizadas pela manhã são mais tranquilas dos que as que se alongam pela madrugada adentro. Drinques alcoólicos até podem entrar no cardápio de um brunch, mas é bem pouco provável que os convidados bebam como fariam à noite. “O brunch também pode ter pista de dança, mas esse com certeza não será o destaque da festa. Nesse tipo de evento, a festa gira mais em torno da comida e da interação entre os convidados”, diz Monica.

Durante um brunch, a ideia é que os convidados possam se servir à vontade, pois a comida estará à disposição desde o início do evento. “O brunch é um evento menos formal que um almoço ou jantar”, diz a chef Danielle Dahoui, sócia do Ruella Bistrô, que realiza brunchs de casamento em São Paulo.

No cardápio, não podem faltar frutas, iogurte, cereais, queijos e pães variados, que têm tudo a ver com café da manhã. Também entram na lista sanduíches que agradam a todos, mas com um toque de sofisticação, já que trata-se de um casamento. Assim, em vez de um misto quente, é possível servir um “croque monsieur”, lanche gratinado de presunto com queijo emental, típico da culinária francesa. Pratos quentes como massas, quiches e tortas também podem compor o menu, assim como sobremesas.

Além das bebidas não alcoólicas, vale também apostar nas águas aromatizadas, nos sucos naturais, nos chás gelados e no chocolate quente, em substituição aos tradicionais refrigerantes.