Topo

Foto de casamento no Brasil é premiada em concurso internacional

Imagem do fotógrafo brasileiro Evander Portilho de Carvalho, que levou  segundo lugar no "Fearless Contest" - Evander Portilho/Divulgação
Imagem do fotógrafo brasileiro Evander Portilho de Carvalho, que levou segundo lugar no "Fearless Contest" Imagem: Evander Portilho/Divulgação

Danielle Cerati

Do UOL, em São Paulo

12/05/2015 16h34

O conceito da foto perfeita de casamento sempre colocará o noivo e a noiva em destaque. Ainda que o ponto seja um pouco óbvio, isso não é necessariamente o que desafia o concurso "Fearless Contest" (algo como "Competição Sem Medo", em tradução livre), que, como o nome entrega, busca imagens cheias de ousadia nessas cerimônias tão tradicionais. A fotografia que levou o segundo lugar da edição de 2015, por exemplo, não só deixa os noivos de fora, como foca nos convidados cercando uma curiosa e fictícia cabeça de cavalo "flutuante".

A descrição da imagem do fotógrafo paulista Evander Portilho de Carvalho, de São Roque, é, de fato, tão "viajante" quanto o próprio clique. "Sabia que a foto era muito ousada", ele conta ao UOL Casamento. "Para mim, ela transmite toda a energia, a alegria e a descontração daquele casamento. Aquela cabeça de cavalo foi levada por um dos convidados e ficou presente durante toda a festa, de cabeça em cabeça. Mas foi quando o menino começou a jogá-la para cima que vi que poderia ser uma foto interessante para mim."

A primeira etapa do concurso consistia no envio da foto para o perfil oficial do "Fearless Contest" no Facebook, seguida de votação pelos internautas. "Compartilhei diversas vezes o link para que meus amigos votassem, pois sabia que, se fosse para a final, a possibilidade seria grande de ficar bem colocado. Consegui 450 votos e encerrei essa fase em 12º lugar, enquanto um amigo meu e parceiro de trabalho, Guilherme Lion, ficou em 10º", disse.

O trabalho integrou um time de 13 finalistas com imagens de alto nível técnico e criativo, segundo Evander. "Quando vi as fotos, pensei que qualquer uma delas poderia ser a vencedora”, contou.

A segunda parte previa a avaliação realizada por uma equipe de fotógrafos profissionais. Foi, então, que ele recebeu a notícia do seu primeiro prêmio na carreira, em uma mensagem enviada pelo próprio idealizador da competição, Huy Nguyen. Ela dizia: "Hi, Evander, congratulations on winning 2nd place in the contest!" ("Oi, Evander, parabéns pela conquista do segundo lugar!", em tradução livre).

Como prêmio, o fotógrafo acabou embolsando um valor de US$ 250 (pouco mais de R$ 750), quantia que pretende guardar para investir em equipamentos a fim de atender melhor seus clientes no futuro.