Topo

Assessoria matrimonial completa ou apenas no dia? Avalie antes de contratar

Descubra qual tipo de serviço oferecido pelo mercado é mais vantajoso para você - Getty Images
Descubra qual tipo de serviço oferecido pelo mercado é mais vantajoso para você Imagem: Getty Images

Amanda Sandoval e Louise Vernier

Do UOL, em São Paulo

19/05/2015 07h00

Muitos casais sonham em se casar na igreja, com direito a toda pompa e circunstância que a ocasião merece. Mas como organizar o casamento dos sonhos dá trabalho, é comum encontrar noivos aflitos, com medo de deixar passar algum detalhe que pode prejudicá-los no grande dia. A solução para amenizar a ansiedade é contar com o auxílio de uma assessoria matrimonial. "O serviço proporciona tranquilidade aos noivos, que podem aproveitar o casamento sem se preocupar", garante Larissa Garcia, assessora de eventos da Pra Sonhar Assessoria de Eventos, de São Paulo.

Os noivos têm a opção de contratar a assessoria completa ou, se preferirem, contar com o auxílio desses profissionais apenas no dia do evento. Conheça as diferenças entre os dois tipos de serviço e avalie qual é o mais indicado para o seu caso.

De olho em cada detalhe
Quem opta pela assessoria completa lida com os preparativos do casamento com mais tranquilidade, já que haverá sempre um profissional à disposição para acompanhar os noivos desde a contratação dos primeiros fornecedores e do salão de festas até o dia do 'sim'. "Nesse caso, o assessor faz a intermediação entre o cliente e os fornecedores e controla prazos, pagamentos, contratos e entregas", explica Júlia Pazzini, cerimonialista e proprietária da JP4 Eventos, de Belo Horizonte.

Embora os serviços oferecidos possam variar de acordo com a empresa contratada, os que geralmente ficam sob responsabilidade da assessoria são: a orientação aos pais dos noivos e padrinhos e a organização do cortejo durante a cerimônia, vistoria do local onde será realizada a recepção, conferência dos serviços contratados do buffet, acompanhamento da montagem e desmontagem da decoração, indicação de fornecedores, avaliação dos contratos, acompanhamento da contratação dos serviços e apoio completo aos noivos durante a cerimônia e a festa.

Segundo a assessora de casamentos Sylvia Queiroz, de São Paulo, os noivos que já decidiram a data, mas ainda não contrataram a igreja, poderão,ainda, contar com o auxílio da assessoria para escolher o templo que melhor atenda às suas necessidades.

Em paz no altar
Quando a contratação da assessoria é apenas para o dia da cerimônia, o profissional geralmente organiza e acompanha apenas os detalhes relacionados ao culto e à recepção: verifica os serviços contratados (fotografia, filmagem e música), orienta as damas, pajens, noivos e padrinhos, organiza o cortejo de entrada e saída, arruma vestido, buquê e acessórios da noiva e dá todo apoio necessário ao casal durante o evento.

"Nesse caso, os noivos terão alguém para orientá-los e até para ajudá-los a ficarem mais calmos no grande dia. Os donos da festa poderão aproveitar mais o momento, sem preocupações", diz Larissa.

Escolha certa
Para decidir qual dessas é a melhor alternativa no seu caso, considere se terá tempo de pesquisar, agendar e visitar todos os fornecedores ou se prefere que a assessora, que já conhece o mercado, coloque a mão na massa. "Alguns noivos arriscam cuidar dos detalhes sozinhos e deixam para contratar o cerimonialista às vésperas do casamento, só para o dia. E é aí que descobrem, tarde demais, que teria sido muito mais fácil organizar o matrimônio com a ajuda de um assessor", alerta Júlia.

Mesmo os noivos que estão com orçamento apertado podem desfrutar da assessoria completa. "Atualmente, existem diversas empresas de qualidade que prestam assessoria matrimonial por diferentes preços. É possível encontrar alguém que ofereça o serviço completo por um valor que caiba no bolso", garante Larissa, que explica que as práticas de mercado também variam. "Algumas empresas cobram um percentual sobre o valor total gasto pelos noivos no casamento, enquanto outras trabalham com um valor fixo", diz.

Por outro lado, para quem não abre mão de cuidar de todos os preparativos, tem tempo e disposição até mesmo para confeccionar alguns itens da decoração, a assessoria para o dia pode ser mais vantajosa, já que costuma sair até 60% mais barata do que a completa.

Independentemente do tipo de serviço escolhido, as especialistas aconselham contratá-lo com antecedência, para haver tempo suficiente de organizar tudo conforme os planos do casal. "Contrate a empresa de assessoria pelo menos um ano e meio antes da data do casamento", orienta Sylvia. "Considere que as igrejas mais procuradas já estão com o calendário cheio até o final do próximo ano", completa a assessora.