Topo

Noivos também podem usar cores claras sem ficar cafona; saiba como

Para o casamento em um sítio, Oseias de Oliveira Silva preferiu vestir terno cinza claro - Moment Art Photography
Para o casamento em um sítio, Oseias de Oliveira Silva preferiu vestir terno cinza claro Imagem: Moment Art Photography

Amanda Sandoval e Marina Oliveira

Do UOL, em São Paulo

28/05/2015 07h00

A variedade de estilos nas cerimônias de casamento alterou também a maneira como os noivos se vestem. Se antes a maior parte dos enlaces acontecia à noite, hoje muitos casais preferem oficializar a relação à luz do dia e em locais diferentes, como praia ou campo. Antes do sol se pôr, tendo a natureza como cenário, os ternos de cores claras ficam mais em evidência do que os tradicionais modelos escuros.

O analista de crédito Oseias de Oliveira Silva, 27, sempre achou os ternos claros mais elegantes e optou por um modelo cinza, de uma tonalidade mais suave, ao decidir casar-se em um sítio no interior de São Paulo, no período da tarde. “Um terno escuro, além de ser muito comum, não combinaria com o horário e o local do casamento. E nem com o estilo escolhido, que era mais despojado”, afirma.

De acordo com o estilista João Camargo, proprietário da Camargo Alfaiataria, a tonalidade escolhida por Silva é uma das mais pedidas em sua loja. “Além do cinza claro, temos feito muito bege e azul claro. O branco é o menos pedido”, explica. “A procura por esses modelos aumentou cerca de 30% nos últimos meses”, diz Camargo.

A preocupação do analista de crédito por um visual que fugisse do convencional é comum em noivos que abrem mão de se casar de terno escuro, segundo o estilista Ricardo Almeida. “A utilização da roupa clara está sempre ligada a uma celebração que foge dos padrões. O perfil desses noivos costuma ser mais moderno”, explica.

Cores e tecidos
O tecido usado para confeccionar ternos de cores claras é quase sempre o mesmo dos escuros: lã fria. “É o que mais absorve, tem caimento e leveza. Estamos falando de um tecido que se adapta à temperatura externa”, explica Camargo.

Mas também é possível mesclar fios e criar novas combinações. “Como a ocasião pode ser mais descontraída, utilizamos em alguns modelos tecidos com misturas de linho, lã fria e seda”, explica Ricardo Almeida. 

Modo de usar
Ternos de cores claras devem ser bem combinados com outras peças do look para que o visual final seja harmônico. A recomendação de João Camargo quanto à escolha da camisa e da gravata é optar por aquelas que tenham tom parecido com o terno. “Se o terno é ‘off white’, tente colocar uma camisa um tom mais claro, para que fotografe branco, mas não contraste com o terno. A mesma recomendação vale para a gravata”, diz.

Já para o sapato, os especialistas indicam os tons de marrom, que se adequam melhor às nuances claras. “Homens mais ousados podem variar com tons de cinza ou até mesmo com um sapato branco”, diz Ricardo Almeida. Já o sapato preto está fora de cogitação, sob o risco de chamar mais atenção do que o terno.

Quanto às meias, o melhor é não utilizá-las. “Especialmente se a roupa é branca. Já se o terno for cinza médio e o homem fizer questão, o mais adequado é combiná-la com a cor do sapato”, diz Almeida.