Topo

Cães no trabalho aumentam a produtividade dos donos, diz pesquisa

Presença de animais no trabalho promove maior interação entre os funcionários, aponta estudo - Thinkstock
Presença de animais no trabalho promove maior interação entre os funcionários, aponta estudo Imagem: Thinkstock

De Washington, nos EUA

31/03/2012 15h43

Os empregadores preocupados em aumentar a produtividade deveriam permitir aos funcionários levar seus cães ao trabalho, sugere um estudo científico publicado nesta sexta-feira (30) nos Estados Unidos.

A presença de cães no local de trabalho não apenas contribui para a redução do estresse, mas também ajuda os demais funcionários a enfrentar a jornada, destaca o artigo publicado na última edição do International Journal of Workplace Health Management.

"Os cães são uma eficaz barreira ao estresse", disse à AFP o professor Randolph Barker, da Escola de Comércio da Virginia Commonwealth University, em Richmond.

Relatórios anteriores já haviam demonstrado os efeitos benéficos da presença de cães em hospitais e clínicas para idosos, mas Randolph Barker garante que o estudo desenvolvido por sua equipe é o primeiro com foco na relação entre cães e o local de trabalho.

Os cães são uma solução "de baixo custo e estão facilmente disponíveis para as empresas".

Os pesquisadores analisaram ao longo de uma semana o comportamento de 76 trabalhadores voluntários divididos em três grupos: o que levou seu cão ao trabalho, o que tem um cachorro em casa e o que não possui animal doméstico.

As diferenças nos níveis de estresse entre os que foram trabalhar com seus cães e aqueles que não o fizeram "são surpreendentes", disse Barker. Ao lado dos animais, "os funcionários se mostraram muito mais satisfeitos" no trabalho.

O estudo ainda comprovou que a presença dos animais promove maior interação entre os funcionários.