Estudo afirma que homens mentem mais que mulheres

RENATA RODE
Colaboração para o UOL

  • Getty Imagens

    Pesquisa mostra que eles são menos sinceros, principalmente nos relacionamentos online

    Pesquisa mostra que eles são menos sinceros, principalmente nos relacionamentos online

Sim, eles mentem mais, principalmente em relacionamentos online. É o que afirma uma pesquisa publicada nos Estados Unidos. O estudo, coordenado por Jeffrey Hall, professor de Estudos da Comunicação no Kansas, afirma no site da “Journal of Social and Personal Relationships” que, conectados, os candidatos mentem sobre idade e condição social, na tentativa de engatar uma conquista. Mas a mentira não para por aí. Quem nunca assistiu à campanha de uma marca famosa de cerveja que afirma que o melhor é ser não tão sincero com a parceira? Sim, desde cedo eles são treinados a mentir, com velhas máximas machistas, como “homem não chora”.

 

Para Carlos Augusto Galvão, psiquiatra da Beneficência Portuguesa de São Paulo, os meninos são criados com extremo machismo desde a infância. “Eles são educados com a ideia machista de que a masculinidade permite que o homem tenha maior variedade de parceiras. Isso ajuda e faz com que mintam mais”, explica.

 

O especialista afirma que homens traem mais as mulheres por questões biológicas, então, certamente, eles acabam sendo mais mentirosos, sim. “O pensamento masculino é muito mais influenciado pelo instinto sexual que o feminino. Mas quando se trata de mentir, o homem tende a subestimar a capacidade da mulher de ‘engolir’ a inverdade”, fala Galvão.

Não vejo problemas em mentir quando a mentira tem um bom propósito. Por exemplo, quando uma mulher pergunta ‘Você acha que estou gorda?’, o homem deve responder na lata: ‘Não! Você está linda’, mesmo que não esteja

S. B., 33 anos, assessor de imprensa, SP

 

Historicamente, o homem sempre foi mais valorizado que a mulher, e ela, por sua vez, tende a ser mais condescendente com mentiras masculinas do que femininas. “Essa reação é cultural. Ainda que hoje o machismo seja bem brando em comparação ao passado, uma traição masculina ainda é vista com olhos muito diferentes do que uma traição feminina” declara Mariana Matos, psicóloga do site de relacionamento Par Perfeito, psicoterapeuta, doutora e mestre em Psicologia Clínica pela PUC do Rio de Janeiro.

 

Eles sabem mentir?


“Eu já sei quando meu marido está mentindo porque ele começa a enrolar a conversa e se perde nos fatos. Então, eu me finjo de boba porque sei que são mentirinhas bestas, que não chegam a uma traição em si. Ele não seria capaz de fazer isso e forjar ou sustentar uma mentira por muito tempo”, diz L. M., 27 anos, administradora de empresas, casada há oito anos. O casal, que vive em São Paulo, afirma que é feliz e, S. N., 37anos, advogado, diz que nunca mente para a esposa.

Acho normal que o homem minta mais pura e simplesmente porque ele tem a mania de achar que é mais macho se pegar outras mulheres. Afinal, se uma mulher dá bola e ele não faz nada é hostilizado pelos amigos e, normalmente, não aguenta a pressão

W. G., 26 anos, jornalista

 

A especialista Mariana Matos não concorda com a afirmação da paulistana, de que o homem não sabe nem consegue mentir. “Há homens que passam uma vida inteira tendo duas famílias, sem que uma saiba da outra. Por isso, acho que é um erro pensar que os homens não sabem mentir. Tudo depende da pessoa e do contexto de sua vida. A generalização – ‘homens fazem x e mulheres fazem y’- costuma nos levar a ideias estereotipadas sobre homens e mulheres, que talvez sejam ainda herança do antigo machismo”, alerta.

 

A verdade é que homens e mulheres mentem sobre coisas diferentes, em contextos diferentes. Quando o assunto é aparência (própria ou dos outros) é mais comum ver mulheres mentindo. “Quantas vezes no cotidiano vemos mulheres elogiarem as roupas ou os cabelos de outra mulher e, assim que viram as costas, falam mal do que acabaram de ver? Ao mesmo tempo, homens tendem a mentir mais quando falam de sexo. Quantos homens criticam seu próprio desempenho sexual, ainda que, no íntimo, tenham críticas a fazer? Dessa maneira, a questão não seria exatamente quem mente mais, mas em que contextos cada um mente”, defende Mariana.

 

Durante a pesquisa norte-americana, essa diferença fica clara. Alguns homens diminuíram o número de relacionamentos passados nos perfis utilizados na internet, com o intuito de encantar futuras parceiras, e as mulheres também mentem, principalmente sobre o peso, sempre subtraindo alguns quilos para parecer um pouco mais atraente ao sexo oposto.

Só os inimigos dizem a verdade. Amigos e amantes, apanhados na teia da obrigação, mentem sem parar

Stephen King

 

No livro “Porque os Homens Mentem e as Mulheres Choram?”, de Bárbara & Allan Pease (Editora Sextante), algumas verdades são ditas. Para os autores, todos mentem o tempo todo. Imagine só fazer a seguinte afirmação: "Oi, Maria. Como os seus seios estão caídos. Por que não põe um sutiã novo ou procura um cirurgião plástico?" ou "Oi, Adam. Você está precisando ver a razão do seu mau hálito e por que não corta esses pelos do nariz?".

 

Para os autores, homens mentem por duas razões básicas: obter um ganho e evitar uma dor. Eles ainda classificam as mentiras em quatro tipos básicos: a mentira branda, a mentira benéfica, a mentira maliciosa e a mentira dolosa. A branda faz parte de convívio social e impede insultos ao próximo. A benéfica é usada pelas pessoas com a intenção de ajudar. A dolosa é a mais perigosa, porque a intenção do mentiroso é ferir ou tirar vantagem da vítima em benefício próprio. Mentiras maliciosas são motivadas por vingança ou para obter vantagens.

 

UOL Cursos Online

Todos os cursos