Topo

Como impulsionar sua confiança sexual

Não é preciso ser alta, magra e bonita; a autoconfiança pode tornar uma mulher sexy - Getty Images
Não é preciso ser alta, magra e bonita; a autoconfiança pode tornar uma mulher sexy Imagem: Getty Images

RENATA RODE <BR>Colaboração para o UOL

31/05/2010 12h21

Imagine a cena: uma gerente de banco atendendo clientes em uma agência e todos os homens do lugar a olham admirando sua beleza. O que pode intrigar nessa situação? A tal mulher não tem um conjunto de atributos pelos quais lutamos dia a dia para chamar a atenção: pouca altura, muitos quilos acima do peso ideal e um cabelo “normal”, liso, mediano. Então por que ela “reina” nesse ambiente? Depois de minutos de observação, é possível perceber a receita: autoconfiança. Sim, a postura impecável, sorridente e charmosa chama a atenção e encanta a todos. Esse é um bom exemplo para começar a tratar de um tema que interessa a maioria das mulheres: não só na cama, mas em qualquer outro lugar, a autoestima pode ser um afrodisíaco poderoso.

E essa afirmação é embasada por pesquisas, como a da Universidade de Newcastle, na Inglaterra, realizada com 4 mil mulheres e 3 mil homens, que aponta que 75% deles acreditam que um simples sorriso transforma uma mulher em uma “fêmea sedutora”. Portanto, não precisa necessariamente ser alta, magra e bonita; a autoconfiança pode tornar uma mulher sexy.

A mulher não pode se encher de adornos e ficar preocupada se está agradando. Dessa maneira, ela se sabota, já que desvia toda a atenção para isso e se esquece de sentir prazer

Théo Lerner, sexólogo

Para o sexólogo Théo Lerner, essa característica é um artifício primordial. “A autoconfiança é extremamente importante dependendo da forma como é colocada na relação, já que é preciso ter espontaneidade e tranqüilidade para aproveitar o momento”, explica. Para ele, a mulher deve realizar fantasias, como colocar um salto ou uma lingerie diferenciada, para se sentir bonita e, consequentemente, agradar ao homem. “Precisa ser nessa ordem para que dê certo, e não o contrário: fazer algo pela vontade do parceiro apenas”, informa.

Segundo o terapeuta, os estereótipos de beleza atrapalham demais a evolução do mundo a dois e fazem com que as pessoas acreditem que só serão felizes se tiverem aquele corpo ou aquele rosto. “Se homem e mulher acreditarem nisso, nunca serão plenos na cama nem fora dela.”

Para a professora de sedução e consultora de relacionamentos, Nelma Penteado, toda mulher é sensual. “Todo homem adoraria ver sua mulher tomando atitudes para deixar o relacionamento melhor. O problema é que as pessoas confundem a palavra ‘sensual’. Ser sensual não é fazer caras, bocas e subir no lustre. Ser sensual é gostar de viver intensamente e transmitir isso ao parceiro, tanto na cama como fora dela”, diz. Uma mulher segura e confiante, portanto, é mais desejável. Nelma conta que em sua vida de professora de artes sensuais já falou para mais de dois milhões de mulheres e pode constatar que, independentemente do físico, uma boa autoestima e atitudes de confiança tornam realmente uma mulher mais sexy.

Dicas

  • Inicie aulas de dança. Além de desinibir e fazer bem ao corpo, certas modalidades, como dança do ventre ou flamengo, são extremamente sensuais e despertam a mulher encantadora que existe em você.
  • Alugue um filme erótico, como o inesquecível “Nove Semanas e Meia de Amor”.
  • Relaxe antes do sexo: tome um vinho ou peça para o parceiro fazer uma massagem: quanto mais relaxada a mulher, mais facilmente ela chega ao orgasmo.
  • Se você está se achando acima do peso, escolha uma lingerie mais adaptada, com alças reguláveis, inclusive na calcinha, assim você fica linda, sexy e confortável.
  • Só coloque acessórios no sexo se for uma vontade também sua e comece com coisas pequenas, como um vibrador discreto. Ou opte uma fantasia, como a de enfermeira.

Atenção!

  • Homens não se preocupam com celulite ou estrias. Eles observam, durante o encontro, se você é vaidosa, olhando unhas, por exemplo, e depois, na cama, se está depilada.
  • Um dos problemas levantados por homens é o mal cheiro. Portanto é bom cuidar da higiene íntima para não ser surpreendida com interrupções bruscas. Homem prefere mulher vaidosa e saudável a mulher obcecada por estereótipos de beleza.
  • Homens são extremamente visuais, portanto invista em lingerie e salto alto para garantir que seu parceiro esteja bem aceso durante a transa.
  • E, principalmente, ame-se. Se você não se gostar, quem vai? Nada como uma mulher segura de sua sensualidade natural. Acredite, é infalível!