Topo

Especialistas analisam os erros de Maria ao tentar reconquistar Mauricio no BBB

Mauricio e Maria, protagonistas de um romance que acabou antes mesmo do final do BBB 11 - Divulgação
Mauricio e Maria, protagonistas de um romance que acabou antes mesmo do final do BBB 11 Imagem: Divulgação

HELOÍSA NORONHA

Colaboração para o UOL

12/03/2011 00h53

Quem acompanha o BBB 11 sabe que a participante Maria vinha sofrendo mais do que heroína de novela mexicana na tentativa de reconquistar Mauricio. O romance, que começou logo nas primeiras semanas do programa, foi interrompido pela eliminação do concorrente e se acabou por uma série de acontecimentos, que inclui a volta de Mau Mau para o confinamento e a chegada de Wesley. Rejeitada, Maria vinha cometendo uma série de erros na tentativa de forçar Mauricio a voltar para os seus braços, até a noite deste sábado (12), quando a "sister" desistiu do rapaz para ficar com Wesley. A fila andou.

Mas esse comportamento não é exclusividade da participante do "Big Brother Brasil". Que mulher, quando apaixonada, não teve seus dias de Maria? Conversamos com três especialistas em relacionamento –uma psicóloga, uma sexóloga e um personal paquera–, para que apontassem e comentassem quais são os sete principais erros de Maria. Será que você se identifica com algum deles? Veja como agir em uma relação semelhante:

1º ERRO: tentar provocar ciúmes

Embora se sinta atraída por Wesley, Maria aproveita para usá-lo para provocar Mauricio. Mas esse jogo só dá certo quando o outro está interessado. “Sentimos ciúme de quem a gente gosta e não quer dividir”, diz a psicóloga Carmen Cerqueira Cesar, de São Paulo. Já a terapeuta corporal e sexóloga Valéria Walfrido, de Recife, ressalta que, como ambos encontram-se confinados juntos, Mau Mau tem a chance de observá-la bem (e, portanto, decepcionar-se). “Ela deveria transmitir indiferença, reservar-se... Literalmente, dar um tempo.”

 

2º ERRO: pedir perdão o tempo todo

Maria vive se desculpando –sem saber bem o por quê. “Ela tem um comportamento compulsivo. Está obcecada pela ideia de conquistá-lo”, observa Carmen. Quanto mais ela insiste, pior. “O desejo é do outro e, se ele não a deseja, não há nada a fazer. Maria fantasia que pode fazê-lo mudar de ideia, mas isso não é possível”. Para Carmen, essa não deve ser a primeira vez que Maria age assim. Provavelmente, a moça é insegura, e, quando é rejeitada, insiste, para tentar dar um fim diferente a essa história. “É o que Freud chamou de compulsão à repetição”. Valéria Walfrido diz que o comportamento masculino difere do feminino. “Nós adoramos que o homem nos encham de flores e declarações para pedir perdão; eles detestam mulheres que não se valorizam.”

 

3º ERRO: usar o sexo como argumento

Maria já ofereceu sexo oral com leite condensado e se deitou na cama com Mauricio sem calcinha. Em vão. O personal paquera Daniel Madeira, de São Paulo, acredita que o problema é que ela pareceu vulgar. “O que Mau Mau entendeu na história do leite condensado, por exemplo, é que ele não seria o primeiro a receber isso. Logo, não se interessou”. A psicóloga Carmen afirma que, se o sujeito não estiver envolvido, o desejo explícito da mulher não é excitante. “O homem precisa sentir que ele a conquista. Ou, se for ela que o seduz, que seja gradual, sutil. Maria faz o oposto: avança, atropela”. Para os especialistas, a mulher que se mostra excessivamente ansiosa afasta o homem. “O sexo masculino prefere um pouco mais de dificuldades na conquista”, salienta a sexóloga.

 

4º ERRO: não se conformar com o fora

Sempre que é rechaçada, Maria perde a paciência e acusa Mau Mau de ser gay; depois, se arrepende e volta a se rastejar. “Esse é um comportamento típico de muitas mulheres quando são ignoradas. Em uma atitude desesperada, acreditam que o homem vá querer provar o contrário”, reprova Daniel Madeira. Antigamente, o homem se sentia obrigado a transar com qualquer mulher que se oferecesse, para provar sua masculinidade. Mas isso mudou. “Maria não tolera frustração e não é capaz de suportar uma recusa. Precisa insistir como uma menininha birrenta, malcriada. Tem um corpo de mulher, mas uma cabeça de criança”, declara Carmen.

 

5º ERRO: exagerar na sensualidade

Maria já fez um "strip tease" para Mau Mau e revelou que se masturbou sob o edredom. De acordo com a sexóloga Valéria Walfrido, não há problema algum em se masturbar e admitir isso. “Todos nós devemos praticar a masturbação para melhorar o autoconhecimento corporal e até relaxar. O problema é que, em um ambiente como o do BBB, ela se vulgariza demais.” A psicóloga Carmen Cerqueira Cesar, por sua vez, diz que a atriz não sabe o que fazer com a sua sensualidade e sexualidade. “Maria imita comportamentos vistos e acaba enfiando os pés pelas mãos. Se ela fosse mais natural, seria muito melhor.”

6º ERRO: beber demais (tornando-se, inconveniente)

Os vexames vêm acontecendo em praticamente todas as festas: Maria bebe e implora por um beijo de Mauricio. Há quem acredite que a bebida funciona como um estímulo encorajador para as pessoas mais inibidas. Mas esse não é bem o caso de Maria... “Ela vai ficando nervosa, desesperada... Que homem pode desejar uma mulher nessas condições? Aliás, em geral, homem não gosta mulher bêbada, histérica, ansiosa, que fala e se exibe demais...”, lista Carmen.

7º ERRO: não se valorizar

Toda vez que comete algum dos erros já citados, a autoestima de Maria despenca. Maria é bonita, sexy, tem um corpo incrível, é divertida e simpática. Para o personal paquera Daniel Madeira, "ela deveria agir como se fosse um prêmio”, em vez de atribuir esse papel a Mau Mau. “Ela precisa ter mais amor-próprio”, avalia. “E um ar de mistério e um pouquinho de arrogância não lhe fariam nada mal”. Dessa forma, Maurício se sentiria atraído pela aventura e passaria a olhá-la como um desafio –e não como um capacho.

 

NÃO ASSISTE AO BBB? ENTENDA O CASO:

Maria e Mauricio engataram um romance no início do BBB 11. Ele acabou eliminado do programa e ela começou a flertar com um novo candidato, Wesley. Mauricio passou alguns dias confinado com outros eliminados, onde disputou uma vaga para voltar ao reality show. Nesse período, uma outra participante, Ariadna, disse a ele que sua amada seria garota de programa. De volta à disputa, além da dúvida sobre o que Ariadna lhe dissera, Mauricio soube que Maria e Wesley estavam em clima de paquera. Mauricio, então, resolveu dar um gelo na moça.