Topo

Veja dez sugestões para não enlouquecer durante as férias das crianças

RENATA RODE e BÁRBARA STEFANELLI

Colaboração para o UOL

16/12/2011 07h00Atualizada em 23/05/2014 18h33

Dezembro é um mês cheio de afazeres. Presentes para comprar, festas para comparecer, preparativos para as ceias, viagens de férias... E com um agravante: as crianças em casa. Com as férias escolares, os filhos passam cerca de dois meses sob supervisão integral dos pais que, muitas vezes, se estressam pela falta de atividade somada à animação em excesso dos filhos.

 

  • Quando ociosas, crianças dão trabalho. Crie atividades para ocupá-las e não enlouqueça


Para Dora Lorch, mestre em psicologia pela PUC-SP, o período deve ser bem aproveitado em família. "Temos dois tipos de situações: os pais que estão em casa e os que não estão (que continuam trabalhando) e deixam os filhos sob cuidados de outras pessoas. O importante é planejar e orientar sobre atividades que possam ser feitas de maneira simples e que fazem a alegria da criançada. Convidar um amigo para passar a noite em casa, acampar no próprio quarto ou assar um bolo de chocolate contentam e encantam as crianças", diz Dora.

A psicopedagoga Maria Alice Leite Pinto diz que, assim como os adultos, as crianças também têm necessidade de descansar da rotina, dos afazeres escolares e das atividades do cotidiano. “O ócio também pode ser criativo e saudável. Nas férias, novas experiências podem ser vividas, o que é muito bom para as crianças", diz a especialista. Portanto, navegue pelas abas e veja dez ideias para entreter as crianças com simplicidade e tornar as férias agradáveis para todos: