Topo

Sexo é fundamental para o relacionamento? Veja opiniões e dê a sua

Do UOL, em São Paulo

14/03/2012 07h00

O sexo é fundamental em um relacionamento ou o amor traz outras alegrias que superam uma vida sexual não tão animada? Curiosos para saber a resposta das pessoas, a TV UOL e o UOL Comportamento foram às ruas para colher opiniões. Assista ao vídeo e veja o que os entrevistados disseram e pegue dicas para que a sua relação não esfrie. Depois, use o campo de comentários desta página para dizer a sua opinião sobre o assunto.

Para o terapeuta de família Gilberto Picosque, quando a vida sexual do casal está esfriando, uma conversa franca entre os parceiros pode ajudar a resolver o problema (se é que o casal considera um problema). Ele afirma, também, que cada casal cria sua própria história: em alguns casos, o sexo é mais presente; em outros, porém, a importância é menor.

Além de refletir se a frequência que o casal transa é um motivo de infelicidade para os parceiros (ou um deles), é importante avaliar por qual fase a relação está passando. No início da paixão, as pessoas têm mais vontade de transar.  Com a estabilização do relacionamento, a urgência diminui e o tempo é dividido com outros prazeres, além do sexo. Quando se trata de uma relação ainda mais duradoura, como um casamento, há a descoberta de uma nova rotina para administrar (como a chegada dos filhos), que pode frear um pouco a vida sexual.