Topo

Chefe pela primeira vez: veja lições que você precisa aprender para ser um bom líder

Liderança não depende apenas de talento; é uma característica que pode ser desenvolvida - Thinkstock
Liderança não depende apenas de talento; é uma característica que pode ser desenvolvida Imagem: Thinkstock

Simone Cunha

Do UOL, em São Paulo

16/04/2012 07h00

Se você acredita que ser líder é algo nato, saiba que a liderança está muito mais associada à aprendizagem do que ao talento pessoal. Portanto, ampliar seus conhecimentos e experiências é essencial, se você deseja ocupar um cargo de comando. "Há pessoas que têm carisma e atraem outras com facilidade para junto de si", afirma a publicitária Erika Knoblauch. "Ainda assim, há muito a aprender para ajudar seus integrantes a crescer e trazer resultados efetivos para o grupo", diz. Membro da Associação Paulista dos Gestores de Pessoas, Erika defende que a liderança é uma característica que se desenvolve.

Exercitar o bom humor e desenvolver o relacionamento interpessoal são algumas das sugestões de especialistas em gestão. "Cumprimente as pessoas, interesse-se pelo que são, fazem e querem”, exemplifica Erika. O diretor-executivo da Sociedade Latino Americana de Coaching Mike Martins, sugere exercitar a liderança. "Se você ainda não está no mercado de trabalho, procure atividades voluntárias e grupos de estudo para praticar."

O médico Jô Furlan, pesquisador na área de Neurociência do Comportamento e autor do Programa Internacional de Desenvolvimento de Liderança Comportamental, lembra que muitos líderes buscam apenas o status e o salário da função. "Eles se esquecem da dedicação e da responsabilidade que a função exige". Para Furlan, um bom líder deve ser um modelo para sua equipe, assim como ele deve ter alguém em quem se espelhar.

Navegue pelas abas abaixo e conheça as características básicas de um líder eficiente: