Topo

Escritora britânica lista 101 coisas para fazer antes de casar, engravidar ou envelhecer

Rafael Roncato

Do UOL, em São Paulo

13/06/2012 07h40

Conhecer Paris, fazer uma tatuagem, saltar de bungee jump. Todo mundo tem uma lista de sonhos. Alguns são realizados mais cedo do que outros. E alguns não são realizados nunca. Para evitar que mulheres passem a vida sem concretizar seus desejos, a jornalista e escritora britânica, radicada nos Estados Unidos, Sarah Ivens listou todas as suas vontades no livro "101 Coisas Para Fazer Antes de Casar, Engravidar ou Envelhecer" (Best Seller, R$ 29,90).

"Comecei a escrever logo após fazer 30 anos. Nessa época, tive uma enorme e repentina sensação de o tempo estar agindo sobre mim, e logo veio uma onda de energia querendo melhorar a minha vida, fazer as coisas acontecerem", explica a autora. Segundo Sarah, o livro é uma forma de encorajar as mulheres a desfrutarem uma vida sem arrependimentos através de dicas bem-humoradas, como "Seja expulsa de uma Boate".

Questionada sobre ter sido movida por uma crise dos 30 anos para escrever o livro, Sarah é direta: "Sim". E ela conta que notou que suas amigas também viviam essa fase. Então, a escritora e suas conhecidas quiseram transformar as crises em algo positivo, como viagens, fazer novos amigos ou terminar relacionamentos ruins. Leia a entrevista que Sarah Ivens concedeu ao UOL Comportamento.

  • Astrid Stawiarz/Divulgação

    Sarah Ivens conta que realizou 100 coisas das 101 que gostaria de fazer. Falta visitar o Taj Mahal


UOL Comportamento: Você realmente fez todas as coisas que estão no livro?
Sarah Ivens: Fiz 100 delas. A única coisa que não consegui fazer foi visitar o Taj Mahal. Tive problemas com meu visto em cima da hora e fiquei devastada. Isso ainda está na minha lista; ainda irei para lá.

A maior realização daquele lista foi entender que devo aceitar o meu corpo como ele realmente é. É incrível quanto tempo gastei na minha juventude e vida adulta preocupada com as pequenas imperfeições ou por ser diferente. Aos 30, com ajuda, aprendi a me vestir para o formato do meu corpo e a ser confiante.

UOL Comportamento: O que as mulheres realmente precisam fazer que está na lista ou fora dela?

Sarah Ivens: As mulheres realmente precisam abandonar amigos tóxicos. A vida moderna é difícil e precisamos de pessoas que nos apoiem, não que querem te colocar para baixo. É incrível como muitos supostos amigos são realmente amigos da onça. Dê uma boa olhada em seu interior, siga em frente e deixe que as pessoas sigam seu caminho.

UOL Comportamento: Qual a coisa mais importante para se fazer antes de casar, engravidar ou envelhecer?
Sarah Ivens: Agora, que acabo de ter um bebê, eu diria dormir. Mas antes que você seja velho, você deveria ver o mundo. Antes de se casar, deveria beijar e flertar com quantas pessoas maravilhosas você quiser.

UOL Comportamento: Você tem algum arrependimento?
Sarah Ivens: Eu acredito que o pior é lamentar pelas coisas que você nunca fez.. Meu maior arrependimento é não ter aprendido a arte da paciência. Estou sempre com pressa.

UOL Comportamento: Se não tivéssemos arrependimento, viveríamos uma vida melhor?
Sarah Ivens: Isso depende de como você olha para o arrependimento: se você aprende, supera e o usa como combustível para ser melhor, é bom. No entanto, as pessoas não deveriam remoer o passado ou os erros que cometeram. Preocupar-se com o passado é inútil. Então, aprenda e continue.

UOL Comportamento: Que conselho você dá aos leitores?
Sarah Ivens: Nunca pense no pior ou pense demais. A vida traz cada coisa que você jamais irá esperar, e como você lida com essa imprevisibilidade é o que faz você ser uma pessoa melhor, mais forte e gentil.