Topo

Mulheres que usam vermelho seduzem mais os homens; compare e opine

Cléo Francisco

Do UOL, em São Paulo

03/07/2012 07h30

Quer impressionar um homem no primeiro encontro? Aposte no vermelho. Uma mulher usando essa cor pode aumentar muito as chances de fazer com que os integrantes do sexo masculino façam julgamento positivo sobre sua aparência e fiquem dispostos a dar mais atenção e tempo a ela. Pelo menos é o que mostraram as experiências de pesquisadores da Universidade de Rochester, em Nova York, Estados Unidos.

  • Arraste a barra vertical para comparar Sandra Bullock com cores diferentes de vestido e batom; a atriz originalmente estava vestida de vermelho; a foto foi alterada para mostrar a diferença

Entre os testes, uma foto em branco e preto de uma mesma garota com um fundo vermelho e outro branco foram dadas a um grupo de homens. Os que receberam a foto da moça com fundo vermelho a avaliaram como mais atraente do que aqueles que receberam a mesma foto, mas com fundo branco. Em outro experimento, a foto de uma mulher teve a cor da camisa trocada para vermelho e azul. O grupo que recebeu a imagem com a peça vermelha, além de a achar mais atraente e desejável sexualmente, se mostrou mais propenso a convidá-la para um encontro e com intenção de gastar mais dinheiro com ela.

  • 3466
  • true
  • http://mulher.uol.com.br/comportamento/enquetes/2012/07/02/compare-a-mesma-foto-de-sandra-bullock-com-cores-de-vestido-diferentes-e-responda.js

Vermelho é uma cor ligada à ideia de paixão e sedução e as mulheres sabem usá-la quando querem ser notadas: no vestuário, na lingerie, maquiagem, unhas ou acessórios. Mas o que explicaria o poder de sedução da cor vermelha? Talvez tenha a ver com nossa herança biológica. Os estudiosos citaram, no mesmo artigo, pesquisas com fêmeas primatas não humanas cujas regiões genitais, peito ou face ficam vermelhas perto da ovulação. Apesar da função dessa cor nas espécies ser objeto de debate, parece haver um consenso de que é um sinal para atrair o macho. E as mulheres passam pelo mesmo fenômeno. O ginecologista e sexólogo Eliezer Berenstein explica que, próximo da ovulação, há um aumento de hormônios que resulta em mudanças físicas.

"Eles aumentam o fluxo sanguíneo e deixam a pele mais rosada e sedosa. A mulher fica mais enrubescida para atrair os homens e sinalizar que estão dispostas sexualmente. Os genitais de algumas espécies de macacas no cio ficam bem vermelhos. Na mulher, a região também ganha mais rubor. Mas como costumamos fazer sexo no escuro, raramente isso é notado", afirma o médico. Ele acrescenta que, nessa fase do ciclo, as mulheres ficam com as pupilas mais dilatadas e cabelos mais bonitos. O fenômeno acontece durante o período fértil.

O médico acredita que o uso do vermelho na sedução tem a ver com nosso passado. "Creio que seja herança evolutiva. Nos últimos 10 mil anos, a sexualidade passou a ser abordada de uma maneira mais simbólica. Continuamos primitivos, de alguma forma, apesar da carapaça de civilizados e domesticados. Mas não nos damos conta", diz ele, que é autor do livro "Inteligência Hormonal da Mulher" (Editora Objetiva) e professor na pós-graduação de Educação Sexual no Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal).

Segundo Eliezer Berenstein, como não transamos assim que temos vontade --como costumava acontecer com nossos ancestrais--, encontramos fórmulas sociais para manifestar nosso desejo e disponibilidade. E, segundo ele, uma delas é dar de presente rosas vermelhas para as mulheres. "Como a mulher fica quando tem um orgasmo? Vermelha, suada, quente. Quando um homem dá rosas vermelhas a uma mulher, o casal pode não ter consciência, mas ele está prometendo a ela o melhor orgasmo de sua vida", afirma o médico.


Boca vermelha
O destaque que as mulheres dão à boca com maquiagem, deixando-a mais vermelha e com aparência molhada, fazem conexão natural e direta com a vulva, de acordo com Pedro Cagnazzo, psicólogo,  sexólogo e professor de Historia da  Sexualidade na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) e Unisal. "Boca lembra vulva inconscientemente para os homens; se estiver avermelhada, mais ainda", diz. Segundo Cagnazzo, o homem fica atraído e, dependendo do comportamento da mulher, de como articula as palavras, pensará em fazer sexo com ela. 

O psicoterapeuta e escritor Ailton Amélio lembra uma tese que sustenta essa ideia: ao nos tornarmos bípedes, a vagina, que costumava ser vista por trás, ficou escondida e os sinais sexuais migraram para a boca. "É a teoria ecogenital que defende que o lábio copiaria os lábios vaginais e o batom vermelho daria a ideia de intumescimento e lubrificação", afirma o psicólogo e autor do livro "Relacionamento Amoroso" (Publiflolha).

Vermelho: sedução e poder
Essa cor acompanha o homem desde a pré-história e é a mais usada nas pinturas rupestres. "E há dessas imagens em vermelho fazendo referência ao sexo”,  explica  Blanca Liane Cernohorsky, consultora  e pesquisadora de cores e tendências. Segundo a estudiosa, na mente humana, o vermelho também sempre esteve ligado à ação. "Lutar,  fugir, reagir. É a cor que faz a adrenalina subir. Está também associada a palavras que nos faz pensar em poder: vencedor, conquistador, intenso, impulsivo, ativo, competitivo, agressivo, apaixonado e desafiador".

Mas por que será que só as mulheres recorrem ao uso da cor? "Os homens são mais tímidos. E, como bons caçadores, preferem não ser vistos. Isso também é herança do passado, quando saíam para caçar", explica Blanca. Se um homem quer atrair uma mulher, enche o peito, abre as pernas, levanta o queixo. "Vermelho para eles só na hora da guerra. Fora isso, preferem cores mais neutras. Deixam a função de sedução e atração para a mulher",completa.

  • Stefan Rousseau/Pool/AP

    Kate Middleton escolheu uma roupa vermelha para participar das comemorações do jubileu de diamante da rainha Elizabeth 2ª


Para o psicólogo Pedro Cagnazzo, um exemplo recente disso foram as festas de comemoração do jubileu da rainha Elizabeth, em Londres. No passeio dos nobres de barco pelo rio Tâmisa, Kate Middleton, mulher de William, neto da rainha, escolheu  vestido e acessório para a cabeça vermelhos e conseguiu, mais uma vez, atrair para si a atenção do público. "Uma mulher de vermelho tanto tem o papel de seduzir o homem como mostrar o poder dele a quem está por perto. Ela é tanto a sedutora como o troféu dele para a sociedade. Quem detém o poder no final das contas é a mulher. Se ela estiver de vermelho, então, muito mais", diz ele. 

Experiência pessoal
A antropóloga Mirian Goldenberg, que também trabalha com a simbologia das cores, recentemente lançou o livro "Tudo o Que Você Não Queria Saber Sobre Sexo" (Record). Ela decidiu que, ao contrário dos outros livros, iria aos lançamentos da nova obra vestida de vermelho. Ela, cujo guarda-roupa tem 99% de peças pretas, comprou três vestidos dessa cor e se surpreendeu com o resultado depois do primeiro evento de lançamento no Rio de Janeiro.

"Foi impressionante a reação das pessoas. Recebi o e-mail de um amigo que conheço há anos me dizendo que nunca havia me visto tão bonita e perguntava se era porque estava de vermelho. Meu marido me achou linda. Nunca tinha me visto de vestido vermelho e adorou o resultado, mas não falou da cor", conta Mirian. 

Segundo Mirian, o vermelho dá informação ao homem de que a mulher é muito segura e poderosa. "Percebo isso pelas pesquisas e do que vejo no comportamento das pessoas. Já tinha observado isso nos outros. É minha primeira experiência com vermelho e posso dizer que ele faz diferença. Isso é dito por uma mulher que sempre usou preto”, conta Mirian, que, em seu livro, "Intimidade", fala das mulheres que usam outras cores.

"A mulher que usa bege quer ser elegante, neutra, discreta. Normalmente, as ricas usam essa cor da cabeça aos pés. O preto virou clássico e é também uma espécie de uniforme nas festas e trabalho. O rosa tem a ver com infantilização: o tipo de mulher que usa muito rosa é docilizado, infantilizado. É a princesinha frágil esperando o príncipe”, diz Mirian, que adiciona que a mulher que gosta do vermelho é o contrário da que adota o rosa. “Essa não espera ninguém. Ela é poderosa, ativa, segura de si, sabe o que quer, seduz, atrai os homens. É a sensualidade em pessoa". 

Embora os indícios nos levem a crer que o vermelho seja uma arma interessante na conquista, o psicólogo Ailton Amélio sugere que se dê também atenção a outros detalhes. "Se a mulher confiar só no vermelho estará frita. Tem de pensar nas outras ferramentas. Não adianta sair de vermelho estando fora de forma ou com roupas antigas. E se você não olha ao redor, não se locomove, não sorri nem sabe conversar depois da abordagem, não terá sucesso".