Topo

Gritaria? Chulé? Abusos? Veja como dizer a um colega de trabalho que ele está te incomodando

"Precisamos aprender a falar o que tem de ser dito", diz Célia Leão, consultora de etiqueta empresarial - Julia Bax/UOL
"Precisamos aprender a falar o que tem de ser dito", diz Célia Leão, consultora de etiqueta empresarial Imagem: Julia Bax/UOL

Simone Cunha

Do UOL, em São Paulo

04/07/2012 15h42

O trabalho não é uma extensão de casa. Há regras importantes a serem seguidas. E se você sabe disso, mas seu colega não, talvez seja a hora de dizer a ele, com muito tato, o que te incomoda. Se o comportamento dele apenas está em desacordo com o que você acredita, aceite. Mas se é desagradável a ponto de interferir no seu trabalho, é possível abrir o jogo. "Precisamos aprender a falar o que tem de ser dito com o sorriso no rosto”, afirma Célia Leão, consultora de etiqueta empresarial, de São Paulo. Para ela, as pessoas cometem um erro frequentemente: guardam o que deve ser falado e, de repente, explodem. “Os problemas devem ser resolvidos à medida em que aparecem”, diz. 

UOL Comportamento selecionou dez situações que podem afetar o andamento profissional. Veja se seu colega se enquadra em alguma e saiba como agir. Aproveite os exemplos para uma autoavaliação. Já pensou que você pode estar sendo inconveniente?