Topo

Por que alguém é solteiro? Especialistas listam razões e enumeram dez mitos sobre a solteirice

É possível ser feliz sozinho, mesmo que pareça estranho para quem não é capaz disso - Thinkstock
É possível ser feliz sozinho, mesmo que pareça estranho para quem não é capaz disso Imagem: Thinkstock

Maurício Horta

Do UOL, em São Paulo

15/08/2012 15h21

Muita gente não entende que alguém opte por ser solteiro. E até duvida que seja uma escolha. Especialistas ouvidos por UOL Comportamento, porém, dizem que as razões que levam a uma pessoa a não querer se casar vão bem além de um suposto fracasso na busca da cara-metade.

Algumas pessoas não se sentem preparadas emocionalmente para viver com alguém. Em geral, já estiveram em um relacionamento mais longo, mas não funcionou. "Há muitas mulheres que vivem solteiras muito bem aos seus 35, 40 anos. Elas têm namoros, mas não se veem casando. E não há problema algum nisso”, diz a psicóloga Marcella Almeida. 

Já os solteiros profissionais colocam a carreira em primeiro lugar. E uma coisa é fato: casar cedo ou ter filhos pode, sim, inviabilizar alguns projetos como morar fora do país, ou, no caso de mulheres, até mesmo interromper o trabalho durante a gravidez. 

Se a prioridade for a carreira, nada mais normal do que deixar um relacionamento sério para quando tiver bem estabelecido. Há também quem que prefira aproveitar o início da vida adulta para viajar, realizar seus sonhos de consumo, atingir um padrão de vida mais alto. “Isso não é imaturo. Pelo contrário: é muito consistente com uma sociedade consumista. Depois de comprar todos seus brinquedos, talvez haja espaço para outra pessoa”, diz Pereira. 

Mas nem sempre ser solteiro é uma opção. É o caso de quem acredita em par perfeito e mantém a imagem idealizada do relacionamento amoroso. “Ele precisa colocar os pés no chão e entender que ninguém é perfeito, tampouco as relações o são”, diz o psicólogo especializado em relacionamentos Sergio Savian.

Outro grupo é de pessoas isoladas por terem dificuldade de estabelecer intimidade com outros. “Ela pode ficar com outras 1.500 pessoas na balada, mas não se abre para se envolver.” Não é que seja solitária. Dificilmente está só. Mas não se permite trocar. Às vezes, até quer. Pode estar louca por um abraço, mas quando recebe, endurece.

Dez mitos que assombram os solteiros

1º mito: se você está solteiro, tudo o que você quer é arranjar alguém.
Basta perguntar para solteiros se eles querem se casar para saber se essa é a verdade. Alguns procuram alguém. Outros não acham que é o momento. E há ainda quem realmente adora a vida de solteiro, com liberdade para equilibrar o tempo com outras pessoas e o tempo consigo mesmo.

2º mito: se você está solteiro, você vive uma vida solitária e triste
Estudos (leia mais aqui)comprovam que solteiros têm mais contato com a família e com amigos. E não concluem que o casamento seja uma receita de felicidade para qualquer caso.

3º mito: pessoas casadas têm uma vida mais saudável e longa
Nos EUA, 92,9% casados avaliaram sua saúde como saudável e excelente --contra 92,6% dos solteiros. E olha que casados têm vantagens, como ser incluído no plano de saúde do cônjuge. Outro estudo que acompanhou pessoas que eram crianças em 1921 até hoje concluiu que casados e solteiros empataram como os mais longevos, enquanto divorciados têm uma vida mais curta.

  • 3780
  • true
  • http://mulher.uol.com.br/comportamento/enquetes/2012/08/15/e-possivel-ser-feliz-sozinho.js

4º mito: pessoas solteiras são autocentradas e imaturas
Pesquisas nos EUA mostram que pessoas casadas passam menos tempo ajudando seus pais e sogros juntos do que solteiros só com seus pais. Também os visitam mais e procuram mais contato com irmãos, amigos e vizinhos. Ou seja, casais são mais autocentrados e solteiros se voltam mais a suas famílias e comunidades

5º mito: mulheres solteiras não vão ser amadas por seu trabalho e verão seus ovários secarem
Muitas mulheres escolhem não se casar exatamente por sentirem satisfação em seu trabalho. E muitas não veem sua satisfação em filhos, mas em si mesmas. 

6º mito: homens solteiros são lascivos, canalhas, frívolos, irresponsáveis. Ou gays.
Não importa quem seja a pessoa --sempre haverá um estereótipo para ela.

7º mito: filhos de pais solteiros estão fadados à ruína
Tente ser uma mãe solteira. Ou um pai solteiro. Pessoas vão questionar a capacidade de você criar seu filho. Talvez imaginá-los como futuros delinquentes. Mas estudos com filhos mostram uma realidade diferente. Numa pesquisa americana com 22 mil adolescentes, 5% dos filhos de pais casados tiveram problemas com drogas, contra 6% dos filhos de mães solteiras. Os outros 94% estavam bem.

8º mito: solteiros têm uma vida incompleta
Na verdade, muitas pessoas são solteiras exatamente por quererem realizar seus projetos pessoais em vez de atribuir sua felicidade a um parceiro.

9º mito: se continuar solteiro, você vai morrer sozinho
A única forma de você garantir que não ficará sozinho depois de se casar é morrer junto com o parceiro. Um terá sua vez primeiro. Enquanto isso, solteiros encontraram apoio social ao longo da vida não em uma, mas em várias pessoas. Leia mais aqui.

10º mito: devemos subsidiar os valores familiares
Cônjuges ganham desconto no seguro do carro, no plano de saúde, nos planos de academia e recebem pensão em caso de morte. Noivos ganham presentes de casamento. “E o que muitas pessoas chamam de valores familiares não passa de pretexto para receber privilégios”, diz Bella DePaulo, psicóloga social da Universidade da Califórnia. “Já eu chamo isso de discriminação."