Topo

Massagem sensual estimula zonas erógenas; aprenda técnicas

Cléo Francisco

Do UOL, em São Paulo

03/01/2013 07h15

Além de demonstrar afeto, uma massagem sensual é capaz de despertar novas sensações no seu par, segundo a sensual coach Fátima Moura, professora de massagem sensual e autora dos livros "Sexo Para Mulheres Casadas" (Editora Original) e "Sexo, Amor e Sedução" (Editora Harbra). "É uma forma de transmitir a paixão através do tato, estimulando zonas erógenas que dão muito prazer”, afirma. 

Para a terapeuta tântrica e personal sex trainer Lu Riva, autora do livro "Massagens Sensuais e Excitantes" (editado pela escritora), a prática pode até aproximar os parceiros que já estavam em um relacionamento mais morno. "Os pares acabam relembrando a importância do toque, que fica meio esquecido com a correria cotidiana”, diz.

Antes de começar uma massagem erótica é importante atentar para alguns detalhes. O primeiro deles é ter tempo disponível e eliminar qualquer possibilidade de a prática ser interrompida. Celulares, telefones e outros aparelhos eletrônicos que possam desviar a atenção dos parceiros devem ser desligados.

Explore melhor os pontos erógenos do homem e da mulher

  • Clique na imagem. (O infográfico não está disponível para dispositivos móveis)

O ambiente ideal deve estar à meia-luz e o local escolhido deve ter uma superfície mais firme do que a cama. “Uma boa ideia é colocar dois edredons macios no chão, cercados de almofadas”, diz Fátima. Para ela, pétalas de rosas artificiais feitas em tecidos de seda e compradas em boutiques sensuais dão um clima a mais. Uma bandeja com pedaços de frutas, de chocolates e com bebidas, como licor, também é interessante para o momento.

A trilha sonora para esse momento deve ser suave e, durante a massagem, a comunicação é feita apenas pelo toque e pelo olhar dos parceiros. Também é importante usar óleos à base de água, encontrados em sex shops, que não são gordurosos e evitam desconforto. As especialistas também aconselham a manter sempre uma parte do corpo em contato com o do outro, assim não há quebra do clima de intimidade entre o casal.