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Fazer amizade no trabalho é bom, mas cuidado com o 'rabo preso'

Se houver um desentendimento com uma pessoa que você considerava amiga, mas não deveria ter considerado, ela pode usar as informações que sabe de você para te prejudicar no trabalho - André Rocca/UOL
Se houver um desentendimento com uma pessoa que você considerava amiga, mas não deveria ter considerado, ela pode usar as informações que sabe de você para te prejudicar no trabalho Imagem: André Rocca/UOL

Cristina Castro

Do UOL, em Belo Horizonte

26/03/2013 07h04

Devido ao grande número de horas que as pessoas passam dentro das empresas trabalhando, é comum que a relação entre colegas migre para a amizade. Isso traz vantagens e é até visto com bons olhos pelas organizações. Mas há de se tomar cuidado para que o relacionamento pessoal não te deixe com o "rabo preso".

Amizade faz bem

 
Uma das vantagens de se fazer amigos no ambiente de trabalho é a construção de uma rede de relacionamentos, que poderá ajudar na carreira ao longo da vida. Quando as afinidades são equilibradas com a responsabilidade profissional, é natural que as pessoas se aproximem e, quando uma das duas sai daquela empresa, a amizade continue. Sabendo que o amigo é, além de boa gente, um bom profissional, o colega o indica, surgem convites para projetos conjuntos, sociedades e outras empreitadas. 
 
"Atualmente o número de pessoas empregadas por indicação é muito significativo. É por esse motivo que a rede de contatos, ou network, é muitas vezes crucial na carreira profissional e deve sempre ser  intensificada",  diz Adriana Vera Duarte, diretora da consultoria de recursos humanos Valor Humano.
 
 
Segundo Adriana, outra vantagem da amizade no trabalho é a leveza que o relacionamento traz para lidar com os desafios profissionais do dia a dia, inclusive aumentando a produtividade. "A capacidade de desenvolver bons relacionamentos faz parte de uma boa postura profissional e é uma competência muito bem vista no meio corporativo".

Elaine Saad, vice-presidente da ABRH-Nacional (Associação Brasileira de Recursos Humanos), diz que a amizade pode ajudar principalmente quando as duas pessoas trabalham em setores distantes, pois facilita a comunicação. O economista Rafael Olivieri Neto, professor da FGV e especialista em administração de recursos humanos, acrescenta um outro ponto positivo relacionado às relações pessoais no ambiente de trabalho: o nível de confiança entre os colegas aumenta muito.
 
 
 

Corrupção e favorecimento

 
O problema da amizade no trabalho é que, como em qualquer relação muito próxima, há as possibilidades de brigas, favorecimentos indevidos e fofocas, que não são saudáveis em ambientes profissionais.
 
De acordo com o professor Rafael Olivieri Neto, conforme o tipo de trabalho e o envolvimento das pessoas, o nível de comprometimento entre elas chega a extrapolar a ética. "Ocorrem até casos de corrupção, em que um encobre o outro em nome da amizade", diz ele.
 
Um exemplo: o subordinado faz algo de errado e o chefe encobre o problema para não atrapalhar a amizade: "Fica todo mundo com o rabo tão preso, que, às vezes, a empresa não cresce porque todo mundo tapa o sol com a peneira. Isso não é bom para ninguém. Encobrir a incompetência do outro é como manter um câncer", afirma Rafael.
 
As amizades podem fomentar a fofoca no ambiente de trabalho, tida como "inevitável" por muitos especialistas, porque a pessoa se sente mais à vontade para comentar com quem se confia sobre a atitude de terceiros. Outra situação comum é a briga entre os amigos. Afinal, quanto mais próxima é uma relação, mais está sujeita a desgastes e desavenças ocasionais. 
 


Quais cuidados tomar


- Observe a cultura da organização e se ela incentiva a amizade entre colegas ou não;
 
- Separe os papéis de amigo e de colega de trabalho, principalmente quando a relação é de chefe e subordinado;
 
- Lide com a relação de forma transparente, para que os colegas saibam que há uma relação pessoal entre vocês;
 
- Evite o isolamento e as panelinhas. Relacione-se amigavelmente também com outras pessoas;
 
- Guarde sigilo sobre informações que não possam ser divulgadas;
 
- Não divida tudo o que acontece em sua vida pessoal no ambiente profissional;
 
- Se precisar fazer uma crítica sobre o colega que é amigo, faça de forma reservada, mesmo que vocês tenham intimidade;
 
- Evite conversas em excesso durante o trabalho, seja pessoalmente, por e-mail ou programas de mensagens instantâneas;
 
- Seja imparcial nas decisões. Não cobre nem mais nem menos do amigo do que dos demais;
 
- Evite a fofoca. Sempre que tiver algo a dizer, fale diretamente com a pessoa;
 
- Se houver um desentendimento de cunho pessoal, ele deve ser discutido fora do trabalho.