Topo

Naturismo não tem nada a ver com sexo; entenda o hábito

Mulher observa o mar em Meco (Portugal); naturistas reclamam da falta de locais para a prática no Brasil - Arquivo pessoal
Mulher observa o mar em Meco (Portugal); naturistas reclamam da falta de locais para a prática no Brasil Imagem: Arquivo pessoal

Luciana Mattiussi

Do UOL, em São Paulo

15/10/2013 07h11

Encontros de homens e mulheres nus se divertindo à beira da piscina ou tomando sol numa praia paradisíaca não passam de justificativas para o sexo descompromissado, podem pensar os mais desavisados. Porém, os naturistas garantem que este conceito não poderia ser mais equivocado. A prática, segundo eles, vai muito além da nudez e não tem nada a ver com sexo.

  • 14428
  • true
  • http://mulher.uol.com.br/comportamento/enquetes/2013/10/14/voce-iria-a-uma-praia-naturista.js

"A filosofia naturista prega a nudez social sem agredir o outro, em contato com a natureza, respeitando ao próximo, a si mesmo e ao meio ambiente. Ela vai além da nudez e despe, também, dos preconceitos e amarras sociais", declara Carina Moreschi, publicitária gaúcha de 32 anos e editora do site www.brasilnaturista.com.

"O praticante é julgado pelo seu caráter e não pela vestimenta que está usando. Sem o julgamento que é possível fazer pela roupa que o outro veste, somos todos iguais", afirma ela.

A psicóloga paulistana Rose Santana, 38 anos, confia tanto nos associados da SP Nat (Naturistas da Grande São Paulo) que não vê problemas em levar seus filhos aos encontros. "Não os levaria se fosse horrível. Meu filho parou de ir um pouco por causa da adolescência, mas minha filha de oito anos adora", conta.

Integrante do mesmo grupo, a contadora Paula Duarte Silveira, 39 anos, vê benefícios na filosofia naturista para a criação dos filhos.

"As vantagens que tenho em ser naturista são, principalmente, em relação à criação de meus filhos, que aprendem constantemente com a vida comunitária e com as formas de preservação de meio ambiente", diz.

Viver em harmonia com a sociedade e a natureza é justamente a forma como os adeptos aplicam o naturismo em suas rotinas. A nudez fica restrita aos encontros e dentro de casa.

"No dia a dia, o naturismo é aplicado em coisas simples com separar lixo reciclável, não comer ou beber muita porcaria, ter árvores em casa, não comprar em estabelecimentos que arrancam a árvore da calçada, não desperdiçar embalagens e papel e não comprar coisas desnecessárias", lista Daniel Atencio, professor de São Paulo de 54 anos.

  • Arquivo pessoal

    Praia de Montalivet, na França. O país foi o primeiro a ter um campo naturista no mundo


"A humildade e o respeito ao próximo e a proteção aos animais e plantas também são formas de aplicar o naturismo diariamente", diz a presidente da SP Nat, Rose.

Já o ato exclusivo de se despir traz outros benefícios, segundo os naturistas, como uma melhor aceitação do próprio corpo. 

"Ninguém liga pra barriga, celulite, estria. A beleza física não importa e, assim, aprendemos a gostar mais do nosso corpo. Ninguém está lá para se olhar, desejar", fala Rose.


  • Arquivo pessoal

    Homem caminha em Montalivet (França), onde surgiram o primeiro campo e as primeiras praias de naturismo, em 1950

Por esse motivo, acredita Carina, o perfil do praticante não é muito jovem. "Ao meu ver, os anos de vida dão mais aceitação ao corpo. Os jovens ainda fazem julgamentos e a ideia de corpo nu ainda está muito atrelada à questão sexual. É necessário um pouco de maturidade para praticar naturismo", afirma. 

A reclamação dos naturistas é que há poucos lugares disponíveis para a prática. No Brasil, há aproximadamente 30, de acordo com o Brasil Naturista. Mas esta reivindicação, somada ao fato de encararem a nudez com tanta naturalidade, não quer dizer que os praticantes queiram andar pelados em qualquer lugar.

"O que queremos é lutar por um lugar dentro de São Paulo e de outras cidades para tirar a roupa. Pode ser um parque, uma cachoeira, mas não totalmente livre para o nudismo. A outra pessoa tem o direito de não querer te ver nua, então, seria em partes específicas do parque com placas avisando. Naturista que é naturista sabe se respeitar e respeitar os outros. Ele conhece seus limites", diz Rose.

  • Arquivo pessoal

    Naturistas passeiam por Marbella (Espanha) onde há pessoas que usam e não usam roupas