Topo

Mulheres se arrependem mais de sexo casual, diz estudo

De acordo com a pesquisa, as mulheres se arrependem de perder a virgindade com o par errado, trair o parceiro e apressar as coisas no sexo  - Getty Images
De acordo com a pesquisa, as mulheres se arrependem de perder a virgindade com o par errado, trair o parceiro e apressar as coisas no sexo Imagem: Getty Images

Relax News

27/11/2013 12h27

Um novo estudo americano revelou que mulheres tendem a se arrepender mais de fazer sexo casual, de apressar um relacionamento ou de dormir com a pessoa errada. Já os homens reclamam mais de não terem feito sexo com mais pessoas.

O estudo foi realizado por pesquisadores da Universidade do Texas, em Austin, e publicado no "Archives of Sexual Behavior" em outubro de 2013.

"Esse estudo aponta a importância de uma emoção negligenciada, o arrependimento, que é uma experiência negativa, mas pode ser altamente funcional ao nos guiar para decisões sexuais", diz o pesquisador e psicólogo evolucionista David Buss. 

Em um dos estudos, os pesquisadores avaliaram cenários hipotéticos nos quais uma pessoa se arrependia de ter seguido adiante ou não em uma oportunidade de fazer sexo, dando a nota do remorso em uma escala de 1 a 5.

Outro estudo usou uma amostra de 24.230 gays, lésbicas e bissexuais. Para eles, foram distribuídas listas de arrependimentos comuns relacionados ao sexo, nas quais eles deveriam marcar os itens que haviam experimentado. A mesma lista foi dada para uma amostra menor de heterossexuais.

Os três maiores arrependimentos entre mulheres foram perder a virgindade com o parceiro errado (24%), trair o parceiro atual ou anterior (23%) e apressar as coisas no sexo (20%).

Para homens, os principais remorsos incluíam ser tímido demais para abordar uma possível parceira sexual (27%), não ter tido mais aventuras sexuais quando era mais jovem (23%) e não ser mais aventureiro sexualmente enquanto era solteiro (19%).

Mais mulheres (17%) do que homens (10%) escolheram "fazer sexo com um parceiro pouco atraente" como maior arrependimento. Embora a quantidade da prática de sexo casual fosse similar entre participantes (56%), mulheres relataram mais frequentemente e com maior intensidade que se arrependiam da atitude.

Comparando homens gays, mulheres lésbicas e homens e mulheres bissexuais, o padrão resistiu: mulheres continuam se arrependendo mais do sexo casual do que homens.

"Para homens, durante a evolução da história, cada oportunidade perdida para se fazer sexo é potencialmente uma oportunidade perdida para a reprodução, uma perda na perspectiva evolucionária", diz Martie Haselton, professor de psicologia social da UCLA (University of California, Los Angeles).

"Mas, para mulheres, reprodução requer muito mais investimento em cada prole, incluindo nove meses de gravidez e dois anos adicionais amamentando".