Topo

Homens têm fixação por sexo anal? Entenda origem do desejo

Sexo anal é desejo comum entre os homens - Getty Images
Sexo anal é desejo comum entre os homens Imagem: Getty Images

De Universa, no Rio

08/05/2023 04h00

O sexo anal costuma ser um dos desejos masculinos mais frequentes. Afinal, por que eles gostam tanto?

Em primeiro lugar, por ser uma região estreita, o ânus proporciona uma pressão maior no pênis, que causa grande excitação e prazer ao homem. Além disso, existe a influência da predileção nacional pelo bumbum e também a sensação de domínio que agrada.

Como durante a penetração anal a mulher evita se mexer muito, para não ter dor, praticamente todos os movimentos ficam por conta do parceiro.

O sexo anal tem se tornado cada vez mais comum. Até os anos 1990, entre 25% e 35% das mulheres e homens norte-americanos diziam já ter experimentado a prática. Cerca de duas décadas depois, esses números aumentaram para 40% a 45%, segundo pesquisa da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos.

Apesar da popularidade, o tema ainda carrega preconceitos.

Dor e falta de conhecimento

Enquanto os homens tentam de tudo para conseguir sexo anal, muitas mulheres fogem da prática, principalmente por causa do medo da dor. Mas médicos alertam que, maneira geral, o sexo anal não deve ser dolorido.

A falta de conhecimento sobre a melhor forma de desfrutar dessa variante sexual costuma ser o principal impedimento para o prazer.

Muitos homens não sabem que o ânus reage com espasmos aos primeiros toques. Esse não é o momento de fazer a penetração. É preciso esperar para evitar dores.

Submissão e conquista

Além da dor, outro aspecto que às vezes afugenta as mulheres desse tipo de sexo é o temor de colocar-se em uma posição de excessiva submissão.

Se a prática for consensual (como tem de ser), no entanto, esse medo deixar de fazer sentido.

Ao longo do tempo, a prática anal virou uma forma de apimentar o sexo e também de exercer uma sexualidade mais livre e sem preconceitos.

Dicas para um sexo anal com mais prazer e menos dor

  • Lubrificante e preservativo: por facilitar infecções e a contaminação de doenças, o sexo anal deve ser sempre praticado com preservativo, mesmo em relacionamentos estáveis. Como o ânus não tem lubrificação natural, é fundamental o uso de lubrificantes à base de água, que devem ser empregados com abundância para evitar fissuras e outros traumas.
  • Comece com os dedos: a penetração nunca deve ser iniciada pelo pênis. O ideal é fazer um relaxamento gradual do ânus com a introdução dos dedos (começando apenas pela ponta do dedo até chegar a introduzir mais de um), em movimentos lentos, circulares e delicados. Quando ocorrer o espasmo ou contração do ânus, deve-se parar o movimento e aguardar o relaxamento para prosseguir.
  • Toque o clitóris: à medida que acontece a penetração anal, o homem ou a própria mulher pode estimular o clitóris para que seja possível chegar ao orgasmo. Além de intensificar o prazer da mulher, essa é uma maneira de deixá-la mais relaxada durante a prática.
  • De ladinho: para quem está começando no sexo anal, recomenda-se evitar posições em que penetração seja muito profunda, como "de quatro" ou com a mulher por cima. O melhor é começar de lado, com uma penetração menos direta, até que o casal tenha experiência suficiente para partir para outras posições.
  • Cuidado com as dimensões: apesar de o tamanho do pênis não ser um impedimento para o sexo anal, desde que haja o relaxamento adequado do ânus, é importante não exagerar na profundidade da penetração ou na introdução de outros objetos. Em média, o reto tem 17 cm, ou seja, um pênis ou objeto maior do que isso pode provocar ferimentos sérios.
  • Sem lavagem: apesar do risco natural de escape de fezes, não é recomendado passar por uma lavagem intestinal antes do sexo anal. Isso porque esse procedimento deixa a mucosa anal mais sensível, portanto mais suscetível a bactérias, vírus e infecções. Fazer uma alimentação leve pode ajudar. E evite o sexo anal se tiver hemorroidas ou intestino preso.

Sexo anal: produtinhos para o seu prazer

Gel Lubrificante Mix Sensation - Olla

Plug anal em aço com joia (M)

Lubrificante íntimo e gel de massagem - K-Med

Plug anal com 5 esferas azul - Sexy Fantasy

Gel lubrificante íntimo 3 em 1 - Jontex

Gel lubrificante íntimo Hot - KY

Rodapé content commerce -  -