Topo

Comportamento pegajoso de Adrilles pode tirar Tamires do 'BBB'

Arilles e Tamires: como você reagiria aos elogios insistentes do poeta? Opine - Paulo Belote/TV Globo/Divulgação
Arilles e Tamires: como você reagiria aos elogios insistentes do poeta? Opine Imagem: Paulo Belote/TV Globo/Divulgação

Thais Carvalho Diniz

Do UOL, em São Paulo

04/03/2015 20h11

Quando você entra em um reality show como o "Big Brother Brasil" sabe que, além de ser vigiado por câmeras 24 horas por dia, vai precisar conviver com os outros participantes continuamente. Nessa edição, a 15ª do programa da TV Globo, Tamires disse, em  conversa com Mariza, que a presença de Adrilles fez com que ela cogitasse abandonar o programa. 

  • 40755
  • true
  • http://televisao.uol.com.br/bbb/bbb15/enquetes/2015/03/04/voce-acha-que-tamires-tem-razao-em-se-irritar-com-os-elogios-de-adrilles-no-bbb15.js

Adrilles e Tamires tinham uma boa relação no início do "BBB15". A cirurgiã-dentista já deu o colar do anjo --que vale uma imunidade-- ao companheiro de reality antes da formação do 4º paredão. Ele, por sua vez, desde o início do confinamento, demonstrou interesse por ela. A moça, porém, já deixou claro que nenhum envolvimento amoroso é possível entre os dois. Mesmo dizendo que aceita a decisão dela, Adrilles insiste em elogiá-la excessivamente, apesar de Tamires já ter pedido inúmeras vezes que o poeta parasse com isso.

Esse problema de convivência, no qual um não aceita os limites estabelecidos pelo outro, também é comum na vida real. E, segundo os especialistas ouvidos pelo UOL Comportamento, as atitudes do poeta são características de uma pessoa inconveniente e que não aceita uma negativa. 

De acordo com a mediadora de conflitos Suely Buriasco, para lidar com pessoas como Adrilles, é preciso ter controle emocional e ser objetivo, principalmente quando você se vê obrigado a conviver por tanto tempo com uma pessoa. 

$escape.getHash()uolbr_quizEmbed('http://mulher.uol.com.br/comportamento/quiz/2015/02/07/quanto-tempo-voce-duraria-no-bbb.htm')

"Deixe claro que se afastará se aquela atitude se repetir, cumpra quando acontecer, mas faça isso sem brigar. Pessoas com esse perfil gostam de ver que estão desestabilizando o outro porque, assim, conseguem estabelecer alguma ligação, mesmo que seja ruim", afirma.

A psicoterapeuta pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) Ana Gabriela Andriani avalia as atitudes do participante como típicas de quem quer demonstrar sentimentos. "Se ele está apaixonado, idealiza a garota e não consegue respeitar os limites que ela impõe. Pode ser um dos motivos da insistência porque, por estar perto dela todos os dias, é difícil abrir mão da ideia", diz.

A especialista explica que Adrilles não tem um comportamento obsessivo. "A pessoa obcecada quer ter posse, controle e não faz outra coisa da vida a não ser pensar no outro. E, quando o alvo dá sinais de que não corresponderá positivamente, a depressão entra em cena porque o obcecado precisa ter o domínio da situação", afirma. 

Tamires também exagera quando reclama das investidas. Em uma conversa com Amanda, a cirurgiã-dentista afirma que odeia os "comentários pornôs", mas isso nunca aconteceu. Apesar disso, de acordo com a psicóloga Pamela Magalhães, a irritabilidade pode ter atingido um nível tão alto que faz com que tudo tome proporções maiores. 

"Obsceno ou não, é uma agressão. Quando deixamos claro que não gostamos de alguma atitude e a pessoa continua, é agressão. E desrespeito aos limites que o outro estabelece é extremamente egoísta e dificulta a convivência. Ela tem razão de se sentir incomodada", declara.

Ao se deparar com um caso como esse, seja objetivo e se afaste. “Mensagens dúbias por medo de machucar a pessoa aumentam a chance da persistência. Quanto mais clara for a negativa, mais chances de tudo terminar bem”, fala Ana Gabriela.

Suely diz que a antipatia por Adrilles pode abalar ainda mais Tamires. "Ela não pode se deixar levar pelas emoções, pois com o nível de estresse alto pelo confinamento, ela acabará tomando atitudes das quais se arrependerá, como desistir do programa", diz.