Topo

Cara feia é fome: por que ficamos mal-humorados com o estômago vazio?

E para você, fome é motivo de mau-humor? Responda no campo de comentários - Orlando/UOL
E para você, fome é motivo de mau-humor? Responda no campo de comentários Imagem: Orlando/UOL

Do UOL, em São Paulo

20/07/2015 18h31



Você já ficou mal-humorado por estar com fome? Se sim, já experimentou o fenômeno "hangry" (fusão das palavras em inglês hungry --fome, em tradução livre-- e angry --raiva), que faz algumas pessoas ficarem raivosas quando o atraso para comer passa da conta. E por que isso acontece? A resposta está em alguns dos processos que ocorrem dentro do nosso corpo quando ele precisa de comida. As informações são do site do canal a cabo de notícias norte-americano CNN.

As proteínas e gorduras que são digeridas se transformam em açúcares simples (glicose), ácidos aminados e ácidos gordos livres. Estes nutrientes passam para a corrente sanguínea, onde são distribuídos para os órgãos e tecidos e utilizados para produção de energia. Conforme o tempo passa, a quantidade dessas substâncias começa a cair e o cérebro percebe uma situação de "risco de vida" --ao contrário da maioria dos outros órgãos e tecidos, ele é dependente de glicose para funcionar.  

Você, provavelmente, já percebeu esse processo, pois coisas simples, como a concentração, podem tornar-se difíceis.  A maneira mais fácil de evitar a irritação é comer alguma coisa antes do estágio de fome “máxima”. Comidas como doces e gorduras são responsáveis por um grande aumento dos níveis de glicose no sangue, mas que desabam rapidamente e não resolvem o problema.  Por isso, prefira alimentos naturais, pois são mais ricos em nutrientes e ajudam a saciar a fome por mais tempo --e sem o excesso de calorias.

$escape.getHash()uolbr_quizEmbed('http://mulher.uol.com.br/comportamento/quiz/2015/06/20/voce-desconta-as-suas-emocoes-na-comida.htm')