Topo

Homem transgênero adiou transição sexual para dar à luz

AJ parou o tratamento hormonal para engravidar de Luka - Alison Bennett/Divulgação
AJ parou o tratamento hormonal para engravidar de Luka Imagem: Alison Bennett/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

10/08/2015 18h53

AJ Kearns tem 41 anos e é o primeiro “homem trans-identificado” que gerou uma criança, segundo o psiquiatra Fintan Harte. Kearns decidiu adiar o processo de transexualidade para dar à luz um dos filhos (Luka, hoje, com três anos) com a, agora, ex-mulher, Zu White. Ele se autodenomina pai, mas diferente dos outros, pois é o único que pariu. As informações são do site “Buzzfeed”.

O homem transgênero começou sua família com Zu quando ela engravidou de Jasper, o primogênito do casal. Porém, por conta das complicações durante o parto, eles resolveram que, para terem o segundo filho, Kearns engravidaria. Para tanto, ele deixou de lado os tratamentos hormonais para transição que o tornaria homem fisicamente.

AJ e Zu com os filhos Jasper, de 6 anos, e Luka, de 3 - Australian Story/Divulgação - Australian Story/Divulgação
AJ e Zu com os filhos Jasper, de seis anos, e Luka, de três, gerada pelo pai
Imagem: Australian Story/Divulgação

O “pai que deu à luz” passou os primeiros 35 anos de vida como Vicki-Anne e considera o dia do nascimento de Luka um dos momentos mais felizes de sua vida. “Me sinto privilegiado por ter tido essa experiência, fui testemunha do milagre da vida. Sou um homem de família e esse é o meu maior bem”, falou ao “Australian Story”, programa de TV da rede ABC.

Sobre como conversam com os filhos a respeito das gestações, White disse que sempre foram honestos. “AJ e eu sempre falamos a verdade para as crianças. Quando eles nos perguntam de onde vieram, dizemos que um deles veio da barriga do pai e o outro da barriga da mãe”, disse White ao programa de TV.