Esta técnica propõe sexo sem orgasmo; você toparia experimentar o Karezza?

Você já se imaginou fazendo sexo com o objetivo de não gozar? Essa é a ideia do Karezza, método que busca prolongar o ato sexual valorizando o afeto entre o casal, mas sem orgasmo. Carícias, sexo oral e penetração são permitidos, mas, ao sentir que está chegando "lá", pare e recomece.

A técnica originou-se do tantra, prática hinduísta, e o termo foi cunhado pela obstetra norte-americana Alice Stockham, no final do século 19.

A diferença entre as duas práticas sexuais, é que, no tantra, os orgasmos são permitidos.

Carícia

Karezza vem da palavra italiana "carezza", que significa carícia e, apesar de antiga, não é muito conhecida no Brasil. Afinal, a população do Ocidente não consegue mudar o padrão de busca pelo orgasmo. Ou sexo, na maioria das vezes, serve como um tipo de descarga e, consequentemente, termina com o clímax.

Esse tipo de sexo não permite chegar ao ápice do prazer para evitar a exaustão corporal — e energética — e o fim do momento a dois rapidamente. A busca pelo orgasmo virou uma obsessão. Em todos os lugares, é possível encontrar fórmulas para 'chegar lá'.

Nada contra uma rapidinha, mas ter disposição para surpreender e prolongar as sensações de prazer pode enriquecer a relação e as descobertas sexuais.

Uma ajudinha

Com o tempo, a prática pode ser grande aliada de homens que sofrem com a ejaculação precoce e outras disfunções sexuais. Técnicas semelhantes têm sido utilizadas nos últimos 60 anos para tratamento de modo a validar a ideia que o prazer não depende do orgasmo.

Continua após a publicidade

Qualquer casal pode praticar e é importante frisar que os adeptos do Karezza também podem ter relações com orgasmo — uma experiência não impede a outra. Pares com vínculo afetivo aproveitarão mais esse tipo de experiência, que exige muita dedicação. Toda e qualquer técnica erótica é positiva para um casal, mas confiança e igualdade de objetivos são requisitos básicos para a eficiência do método. Ambos precisam estar dispostos.

Resgatar o desejo

Por mais difícil que possa parecer, o Karezza tem benefícios, como resgatar o desejo de relações aparentemente fracassadas sexualmente e ampliar o autoconhecimento físico e sexual. Com o passar do tempo, os casais abandonam a dedicação ao outro e essa é uma técnica que investe na manutenção erótica da vida a dois.

Na maioria dos casos, o momento da transa se torna algo automático e sem intimidade em relacionamentos longos. A finalidade do Karezza é reverter essa situação, explorando a aproximação entre as pessoas e, assim, recuperar o carinho e a sedução.

Novidades na cama

Para quem acredita que a relação esfriou entre quatro paredes, o Karezza traz novidades. As pessoas aprendem a variar o ritmo e a conduzir uma excitação que não alcance o clímax. Os movimentos nesse tipo de sexo precisam ser mais suaves e as posições e toques menos intensos. A atividade vai acumular e fazer crescer a energia sexual, deixando o casal ainda mais excitado e com disposição para curtir o sexo a dois mais vezes.

Continua após a publicidade

Para os homens talvez seja mais difícil identificar o momento de pausa no início da prática. Mas, ao prestar atenção no processo de excitação, é possível estender o prazer por mais tempo, o que, na verdade, é o desejo de todos.

Fontes: Margareth dos Reis, terapeuta sexual; Victor Lino, diretor da escola Prakriti Yoga; Oswaldo Martins Rodrigues Jr., psicólogo e terapeuta sexual.

*Com matéria publicada em 18/10/2018

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes