Topo

Bela Gil posta mensagem cifrada como alerta contra a violência doméstica

Bela Gil postou uma mensagem escondida em sua página no Facebook - Pedro Serrão/Divulgação
Bela Gil postou uma mensagem escondida em sua página no Facebook Imagem: Pedro Serrão/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

25/08/2015 15h43

 

Na segunda-feira (24), a chef de cozinha Bela Gil fez um post em sua página do Facebook que poucas pessoas compreenderam de início. "Foi a maçaneta da porta" era a única frase escrita na publicação.

No entanto, a real mensagem da apresentadora estava "escondida" e só conseguia ser vista pelas pessoas que tinham a curiosidade de verificar o histórico de edições da postagem na rede social.

"É isso que você deve fazer sempre: reparou alguma coisa estranha, procure saber mais. Muitas vezes, uma maçaneta da porta é um marido agressivo, e a vítima não tem coragem de dizer. Viu sinais de agressão? Denuncie!", escreveu Bela no Facebook.

"Foi a maçaneta da porta" foi a mensagem postada por Bela Gil - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
"Foi a maçaneta da porta" foi a mensagem postada por Bela Gil
Imagem: Reprodução/Facebook

Quando os fãs da chef perceberam o recado, muitos teceram elogios à iniciativa e começaram a relatar casos de vítimas de violência doméstica e como fizeram denúncias para acabar com essa situação.

A atriz Deborah Secco também fez um post semelhante, com a mesma mensagem da apresentadora. As cantoras Luiza Possi e Marjorie Estiano também usaram suas páginas na rede social para alertar contra a violência doméstica, mas usaram a mensagem "Foi a quina da mesa”.

A SPM (Secretaria de Políticas para as Mulheres) recebe queixas anônimas de violência contra a mulher e conduz às autoridades pelo Ligue 180. A secretaria também conta com um aplicativo para iPhone e Android que oferece informações sobre o que fazer em caso de violência contra as mulheres.