Topo

Finanças


Finanças

Você é um profissional ambicioso?

Thinkstock
Imagem: Thinkstock

No ambiente de trabalho, nem toda a ambição é pecado. Saiba se a sua está na dose certa, fazendo esse teste elaborado com a consultoria da professora Sylvia Ignácio da Costa, coordenadora do curso de Gestão de RH da Universidade Anhembi Morumbi.

  • Ambicioso

    Thinkstock

    Você é ambicioso e isso não deve ser motivo para se sentir culpado. Você tomou a acertada decisão de não ficar estagnado. O seu desejo de crescer, de melhorar financeiramente e de obter o sucesso é absolutamente saudável. E tem mais: quando respaldada por valores éticos, a ambição no ambiente de trabalho não apenas é positiva, mas desejável. Ela impulsiona o profissional para a frente, levando-o a buscar novas metas.

    Gostou do resultado? Compartilhe!

  • Passa dos limites

    Thinkstock

    De acordo com suas respostas, sua ambição passa dos limites. A ambição é um elemento motivador essencial no ambiente de trabalho, mas passa a ser negativa quando ultrapassa os limites da ética. A competitividade, em geral, é bem-vista, mas a arrogância e o egocentrismo, não. Além disso, essas atitudes podem acabar abalando a confiança que os seus colegas e os superiores têm em você --o que é, sem dúvida, um problema para quem busca construir uma carreira sólida.

    Gostou do resultado? Compartilhe!

  • Workaholic

    Thinkstock

    Você está precisando de equilíbrio. Ambição associada a perfeccionismo pode resultar em um perfil workaholic, que o mundo corporativo já está começando a rejeitar. Afinal, quem vive só para trabalhar acaba se isolando de amigos, família e até dos próprios colegas, tornando-se um profissional mais fechado e limitado. Além disso, na ânsia de dar conta das suas tarefas, você nem sempre consegue tornar visível o seu empenho, o que é fundamental para garantir a ascensão profissional. Pense nisso!

    Gostou do resultado? Compartilhe!

  • Hora de acordar

    Thinkstock

    No ambiente corporativo, a total falta de ambição também é vista como negativa, pois transmite uma imagem de acomodação. Fique atento: as empresas buscam pessoas que sejam empreendedoras, que saiam do lugar-comum, que tragam novas ideias e busquem o aprendizado constante. Com ética, a ambição é uma mola propulsora para o desenvolvimento profissional e pessoal. E se o que falta em você é motivação, será que já não está na hora de mudar de emprego?

    Gostou do resultado? Compartilhe!