Você é querido no trabalho?
Analise se você é bem-visto pelos seus pares, a partir do teste elaborado com a consultoria da psicóloga Erica Aidar, coach pela Sociedade Brasileira de Coaching.
- 110
Seu subordinado comete um erro gravíssimo. Como você reage?
- Acalma o colega, assume toda a responsabilidade e faz o possível para reparar a falha dele.
- Diz que agora ele terá que apresentar a você uma alternativa para resolver o problema.
- Com educação, adverte o subordinado. Mas se propõe a ajudá-lo a resolver o caso.
- Chama o colega de incompetente e avisa que não vai admitir outro erro como esse.
- 210
No dia do seu aniversário, você costuma ganhar presentes dos seus colegas de trabalho?
- 310
Você já convidou alguém da empresa para jantar na sua casa?
- 410
Os colegas da empresa costumam chamá-lo por algum apelido?
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No final de semana, você encontra uma pessoa do trabalho em um restaurante. O que faz?
- 610
Como acha que seus colegas de trabalho reagiriam se você se desligasse da empresa?
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Você costuma almoçar com o pessoal da empresa em que trabalha?
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Você flagra um subordinado praticando algo que considera antiético. Como lida com a situação?
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Um colega de trabalho precisa de ajuda para concluir um projeto. Você...
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Você pede sugestões para aprimorar um projeto seu. Os colegas colaboram?
Sim, é querido por todos
Sim, é querido por todos
Todos adoram você. E não é para menos. Você procura estar sempre presente e dá cobertura aos colegas até quando não deveria. Porém, segundo a psicóloga Erica Aidar, isso não significa que você seja um bom funcionário, por isso, é preciso atenção. "Às vezes, a pessoa é querida porque faz piada e passa a mão na cabeça dos colaboradores. Ela fica tão preocupada em agradar que se esquece da importância de ser uma peça positiva dentro da empresa, para ajudar a organização a crescer", diz a especialista.
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Você é respeitado
Você é respeitado
Ninguém pode dizer que você não é educado e colaborativo. É justamente por conta desses traços do seu comportamento que você é respeitado e conta com a admiração dos colegas, embora não seja íntimo de todos. De acordo com a psicóloga Erica Aidar, sua maneira de agir é adequada. "Um profissional agradável é aquele que consegue manter uma relação respeitosa, educada e proativa, sem expor a sua vida pessoal", afirma.
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Você provoca indiferença
Você provoca indiferença
Você não faz a menor questão de se envolver com os colegas e os projetos da equipe e, por isso mesmo, quase não é notado pelos pares. Mas é importante refletir sobre esse comportamento. "Hoje em dia, as empresas estão à procura de profissionais que conseguem manter uma boa relação interpessoal e que saibam trabalhar em equipe", relata a psicóloga Erica Aidar. Procure mostrar mais interesse pelos outros.
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Você provoca antipatia
Você provoca antipatia
A imagem que você passa aos colegas é a de uma pessoa arrogante, que não dá a mínima para o que está acontecendo com os demais, a menos que sejam seus superiores diretos. Se continuar com essas atitudes, você poderá minar as suas oportunidades de ascensão. "Dependendo do nível hierárquico que ocupa, o funcionário que é visto assim poderá se prejudicar dentro da empresa ou dificultar novos negócios e parcerias", diz a psicóloga Erica Aidar.
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