Topo

Consumo de ácido fólico na gravidez diminui risco de autismo nos bebês

Estudo mostra novo benefício do ácido fólico, já considerado importante na gravidez - Thinkstock
Estudo mostra novo benefício do ácido fólico, já considerado importante na gravidez Imagem: Thinkstock

do UOL, em São Paulo

26/06/2012 15h26

Idealmente, quando a mulher decide se preparar para engravidar, procura um obstetra com o intuito de preparar o corpo. Entre as diversas recomendações do médico, há a indicação de uma dieta rica em ácido fólico --mesmo antes da concepção. Uma pesquisa publicada no "American Journal of Clinical Nutrition" mostrou que as mulheres que consomem cerca de 600 microgramas diárias dessa substância têm maiores chances de proteger os filhos contra o autismo.

Entre 2003 e 2009, o estudo analisou as informações de 837 mães de filhos autistas entre dois e cinco anos. A pesquisa começou três meses antes das mulheres engravidarem e seguiu até o final da gestação. A quantidade e a frequência de ingestão do ácido fólico foram avaliadas em cada caso.

"O ácido fólico já é usado há muito tempo, mas nunca com essa finalidade. Esse trabalho nos mostra mais um benefício da vitamina durante a gestação", explica o ginecologista e obstetra, Domingos Mantelli Borges Filho. Segundo o médico, uma dieta rica em ácido fólico deve ser iniciada três meses antes da mulher engravidar e continuar até a 12ª semana de gestação.

O ácido fólico é uma vitamina do complexo B presente em vegetais de folhas verde-escuras, tomate, aspargo, brócolis, além do fígado bovino, frutas cítricas e gema de ovo. Mas, normalmente, médicos prescrevem a vitamina para a gestante em forma de suplemento.

A ingestão dessa vitamina previne o fechamento precoce do tubo neural do bebê, evitando doenças como anencefalia e espinha bífida. O tubo neural desenvolve-se no primeiro mês de gestação e servirá para a formação do cérebro e da medula espinhal do bebê. Além disso, a ingestão da vitamina também contribui para a redução do risco de mal de Alzheimer, evitar doenças cardíacas e derrames, controla a hipertensão e contribuiu no tratamento de anemias.