Topo

Editor de fotografia do UOL ensina como tirar fotos criativas do bebê

Flávio Florido*

Do UOL, em São Paulo

16/07/2012 07h00

Nada melhor do que guardar recordações de seu filho com boas fotos. Escuto sempre "como é bom ter um pai fotógrafo, assim seu filho fica sempre bonito". Costumo responder que a fotografia é possível para todos, e um dos pontos que considero mais importante nisso tudo é a atenção. Geralmente, as pessoas encaram a fotografia como uma brincadeira. Na verdade, é mesmo, mas é preciso de um pouco mais de cuidado.

Uma boa maneira para incentivar e estimular boas fotos é olhar para seu filho de uma forma fraternal e meticulosa. Todas as mães sabem onde o bebê tem uma bolinha no corpo ou uma manchinha na pele, sempre porque se preocupam muito com ele e querem seu melhor. Assim, você passa a ver seu filho de uma forma bela e muito particular, com emoção. Tomando certos cuidados, essa emoção pode se transformar em imagens.

Você Manda: Bebês

  • Arquivo pessoal

    Depois de aprender as dicas, faça uma foto do seu bebê e envie para o UOL para mostrar a todos

As câmeras digitais facilitam bastante a vida de todos, já que podemos ver o resultado na hora, mas precisamos prestar atenção na distância entre a câmera e a criança e verificar se a luz está na direção certa.

As crianças costumam repetir muitas vezes o mesmo movimento e é natural que tenhamos vontade de registrá-lo, mas é preciso ter paciência. Para transformar um momento em fotografia, você precisa esperar que ele aconteça novamente. Os bebês sempre repetem um sorriso, um pulo, um carinho. Basta ficar atento.

Na hora de fotografar o bebê, tente sempre se colocar em um lugar próximo a ele, deitando-se a seu lado, abraçando-o, ficando de ponta cabeça, pulando e imaginando como seu carinho pode se expressar através de uma imagem. Na galeria de fotos acima, explico melhor como fiz cada foto do meu filho Nícolas. 

Saiba como é o desenvolvimento do bebê até os dois anos

  • Arte UOL

*Flávio Florido é editor de fotografia do UOL e pai do Nícolas, o bebê que aparece no álbum